BACK
Política

Polícia Federal inicia perícia nos celulares e computadores do senador Marcos do Val

Após a operação da Polícia Federal que teve como alvo o senador Marcos do Val (Podemos-ES) na tarde desta quinta-feira (15), começa nesta sexta-feira (16) a perícia nos celulares e computadores de posse do parlamentar que foram apreendidos na ação. Ele é um dos investigados em desdobramentos do inquérito dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Marcos Do Val já era investigado pela Polícia Federal anteriormente. A suspeita anterior é de que ele teria participado de uma trama golpista que tinha como objetivo manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Agora, a PF investiga ações mais recentes do senador – mais precisamente, se ele teria vazado documentos sigilosos de investigações dos ataques às sedes dos três Poderes para tentar obstruir a investigação, de acordo com os policiais que fizeram a operação nesta quinta.

A ação da Polícia Federal foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Ele inclusive ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para informar da decisão; Pacheco, por sua vez, determinou que a Polícia Legislativa e a Advocacia do Senado acompanhassem os agentes da PF.

Click to continue reading

Alexandre de Moraes também determinou que Marcos Do Val preste depoimento como parte da investigação. Além disso, as redes sociais do parlamentar já haviam sido bloqueadas.

Após a operação, o senador falou, em entrevista à GloboNews, que disse a verdade à PF sobre a reunião que teve com o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira. Na ocasião, em fevereiro deste ano, ele disse que a conversa teria mencionado um “plano de golpe”.

Após a operação desta quinta, ele negou que tenha dado mais de uma versão sobre a reunião.

“Quando ele me incluiu lá atrás no relatório com o argumento de que eu dei várias versões, mas eu dei apenas uma versão na Polícia Federal e disse para todos. A versão dos fatos e a verdade absoluta está no depoimento que eu dei naquela época em fevereiro. O que é verdade e importa aqui é que no depoimento da PF, que foi o depoimento oficial, lá está a verdade plena e absoluta. Então, não foram dadas outras versões” disse Do Val.

Um dia após ser alvo da operação, o senador dará uma festa para lançar em Vitória (ES) um livro que contará como foram os primeiros quatro anos dele no Senado Federal. A confraternização também marcará o aniversário de 52 anos do parlamentar.