BACK
Curiosidades

Uma hora na natureza é suficiente para controlar transtornos mentais

Inúmeros estudos já comprovam como um contato direto com a natureza pode nos ajudar a ter uma saúde mental boa e mais controlada. Recentemente, uma nova pesquisa concluiu que 1 hora em contato com o verde é capaz de reduzir consideravelmente as chances de desenvolvermos transtornos emocionais, principalmente o estresse. As informações são do Correio Braziliense.

A natureza é benéfica à sua saúde mental!

O estudo, realizado pelo instituto alemão Max Planck, explicou que as pessoas que moram perto de um ambiente bem arborizado têm um controle maior de situações de estresse e reações frente ao perigo. Voluntários de diferentes perfis, classe social, profissão, idade e sexo participaram da pesquisa.

Click to continue reading

Mas, para chegarem a essas conclusões, os pesquisadores fizeram da seguinte maneira: eles utilizaram os dados que já comprovaram que o contato com a natureza beneficia o cérebro. Depois, estudaram mais profundamente os perfis e as regiões do corpo que são afetadas positivamente com o contato com o verde e regiões arborizadas.

Segundo os cientistas, nesses casos, as amígdalas são os grandes sensores do nosso corpo. Eles testaram um grupo que caminhou por uma hora na floresta e numa rua movimentada. Após essa caminhada na floresta, as amígdalas ficaram menos ativadas. Isso, no entanto, não aconteceu com os voluntários que ficaram nas ruas da cidade. Agora que você já sabe os benefícios da natureza para a sua saúde, já pensou em frequentar áreas arborizadas?