BACK
Tubarão que pode viver mais de 500 anos é encontrado a mais de 6.000 km de 'casa'
hora7.r7.com

Tubarão que pode viver mais de 500 anos é encontrado a mais de 6.000 km de 'casa'

O grande predador foi capturado durante uma pesquisa que marcava seus primos, os tubarões-tigre

Curiosidades

Um tubarão que vive vários séculos, nátivo das águas geladas do Ártico, foi encontrado por um grupo de pescadores na região tropical do Caribe. A descoberta surpreendeu os pesquisadores, já que o animal estava a cerca de 6.400 km de seu lugar de origem, nas águas geladas do Ártico.

O tubarão-da-groenlândia aparentemente estava perdido e apareceu na costa de Belize, na América Central, enquanto uma equipe de cientistas e biólogos um barco capturava e marcava tubarões-tigre.

"No começo, eu tinha certeza de que era outra coisa. Eu sabia que era algo incomum e os pescadores também, que nunca tinham visto algo parecido em todos os seus anos combinados de pesca", afirmou Devanshi Kasana, estudante de doutorado na Universidade Internacional da Flórida, em um comunicado oficial.

Click to continue reading

Ela conseguiu tirar uma foto do animal misterioso e a enviou para ao seu conselheiro, que disse que parecia ser um tubarão-da-groenlândia (Somniosus microcephalus), o que foi logo confirmado por especialistas da espécie.

Esta é a primeira vez que esse peixe é encontrado em águas caribenhas. No entanto, os estudioso levantaram a hipótese que a fera possa ser um híbrido entre o típico tubarão-da-groenlândia e um tubarão-dorminhoco-do-pacífico, mas nada foi confirmado.

Os tubarões-da-groelândia são misteriosos e perfeitamente adaptados a viverem em águas geladas. É considerado o vertebrado com maior expectativa de vida do mundo — especula-se que possa viver de 400 a 600 anos. São também enormes, com até 7 m de comprimento.