BACK
Saúde

Estudo mostra que acolher as emoções negativas pode te deixar mais feliz no longo prazo

Pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que reprimir os sentimentos ruins pode ser prejudicial à saúde psicológica.

Diferentemente do que muitos podem pensar, ser feliz o tempo inteiro não é sinal de saúde. Desafios e sentimentos negativos são inerentes à vida e devem ser acolhidos, e não ignorados ou julgados. Segundo uma pesquisa realizada pelo departamento de psicologia da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, as pessoas que aceitam os sentimentos “ruins” são mais felizes no longo prazo.

De acordo com o Good News Network, o estudo buscou analisar a relação entre o bem-estar emocional e as diferentes formas de lidar com os sentimentos. Para isso, foram testados 1.300 adultos nas cidades americanas de Denver e São Francisco, em três etapas distintas. Na primeira, 1.000 participantes opinaram sobre uma mesma afirmação: “Eu falo para mim mesmo que não deveria estar sentindo o que estou sentindo”. Aqueles que não se identificaram com a frase e disseram não se sentirem mal pelo fato de estarem se sentindo mal se mostraram mais felizes nos seis meses seguintes.

Click to continue reading

Na segunda etapa, 150 participantes foram desafiados a passar por uma simulação de estresse: tiveram que fazer, em um curto período, um vídeo para a candidatura a uma vaga de emprego. Depois do teste, os participantes foram questionados sobre como se sentiram ao longo do processo. E, como já era esperado após a primeira fase, aqueles que reprimiram os sentimentos negativos acabaram demonstrando taxas maiores de estresse do que os outros. Uma das hipóteses que justificam esse resultado é que a própria fuga dos sentimentos negativos pode se tornar uma dificuldade adicional e aumentar o estresse.

Na última etapa, 200 participantes escreveram sobre situações desafiadoras que passaram ao longo de duas semanas. Seis meses depois, ao analisar os relatos, foi possível constatar que aqueles que tentaram "ignorar" os sentimentos negativos durante as dificuldades da rotina apresentaram mais instabilidade emocional do que os outros no longo prazo.

Os desafios sempre vão existir, seja no âmbito profissional ou pessoal, e o que difere uma pessoa da outra é a forma de lidar com eles. Para inovar no trabalho, por exemplo, é preciso, muitas vezes, sair da zona de conforto, o que pode gerar sentimentos como medo e insegurança. A melhor forma de lidar com estas adversidades pode ser acolhendo e conhecendo as sensações de desconforto.