Saúde
Saúde mental: 5 dicas para manter o equilíbrio
Pra começar...Praticar exercícios físicos é fundamental.
Quando se pratica uma atividade física, nosso corpo libera o hormônio endorfina, que auxilia no tratamento da depressão e da ansiedade generalizada. Por isso, ao praticar 20 minutos por dia de atividade física, você estará "blindando" seu cérebro contra possíveis armadilhas e gatilhos.
* Trabalhar a sua ansiedade
Como podemos trabalhar a ansiedade de maneira eficaz? Com a ajuda de uma agenda, crie uma rotina no seu dia a dia e trace planejamentos realistas. Uma rotina estabelecida e metas reais, que você realmente consiga atingir, te ajudam a regular os níveis de ansiedade e a manter o foco e os pés no chão.
* Seja otimista
Parece clichê, mas não é. Otimismo não é apenas ficar pensando: “vai dar certo, vai dar certo”. Otimismo é perceber que o momento difícil e interpretá-lo da melhor maneira possível. Sabe aquela história de sempre olhar o copo meio cheio? Para chegar nos seus objetivos, é preciso ter resiliência e tirar lições positivas de cada obstáculo que encontrar.
* Pratique a gratidão
É provado cientificamente: quando se pratica a gratidão, o corpo humano libera um neurotransmissor chamado dopamina, que é responsável pela motivação e o entusiasmo. Para exercitar esse hábito, siga a dica: durante 21 dias, pegue, à noite, uma caneta e um papel e escreva três motivos que você tem para agradecer pelo seu dia. A sua mente agradece.
* Vença a procrastinação
Procrastinar é deixar para amanhã o que você pode fazer hoje. Nesse caso, o segredo é praticar a ativação comportamental - ou seja, não esperar o desejo para fazer determinada atividade. A dica é: quando estiver para fazer algo que você possa pensar duas vezes, já conte 'um, dois, três' e faça! O ímpeto de completar logo a atividade tende a gerar um sentimento de motivação e continuidade, evitando, assim, a procrastinação.