BACK
Saúde

A importância da prevenção na Saúde Oral

Doutora em Odontologia pela UFRJ e Mestre em Endodontia, Teresa Chacur de Miranda lança, a partir da próxima quinta-feira, 6, pelo instagram @drateresachacurdemiranda, dicas sobre a importância da ação preventiva do dentista na saúde oral. Teresa Chacur de Miranda participou, recentemente , de modo virtual, do Congresso Anual da Associação Americana de Endodontia.

Especialista em salvar dentes, ela destacou:

"A boca é uma cavidade altamente. contaminada e está em íntima relação com o nosso corpo. As doenças bucais causam problemas na auto-estima , no sono, na alimentação e aumentam o estresse. Os microrganismos que habitam a nossa flora oral são de diferentes espécies e coabitam em harmonia, porém algumas cepas podem se organizar , formar verdadeiras placas bacterianas e causar doenças nas gengivas (gengivite e periodontite)".

Click to continue reading

De acordo com a doutora em Odontologia , outros fatores podem causar doenças nas gengivas, além da falta de higiene bucal.

"Diabetes, alterações hormonais ( como, por exemplo, na gravidez), álcool, cigarro, infecções e usos de alguns medicamentos podem contribuir para agravar o problema. Quando não higienizamos corretamente a nossa boca, os micro-organismos se acumulam e se organizam em placas bacterianas, que formam uma película pegajosa que, se não forem removidas, vão se solidificar e endurecer. E, serão transformadas em tártaros . As toxinas liberadas por essas placas irão afetar os dentes e as gengivas", concluiu.