BACK
Saúde

A saúde oral e a alimentação

Por Teresa Chacur de Miranda - Doutora em Odontologia pela UFRJ e Mestre em Endodontia pela UFRJ.

Uma boa alimentação contribui e muito para dentes e gengivas saudáveis.

A mastigação de alimentos ricos em fibras, além de contribuir para a saúde gastrointestinal, tem a capacidade de promover a autolimpeza dos dentes.

Click to continue reading

Esses alimentos também evitam a formação de placa bacteriana, a grande causadora de cáries e gengivite.

Alimentação incorreta pode causar cáries porque os produtos que têm elevado teor de carboidratos, açúcares e amidos contribuem muito para a produção dos ácidos que formam a placa bacteriana. E que, por sua vez, atacam o esmalte dos dentes.

Com o passar do tempo, esses ácidos destroem o esmalte e formam as cáries. A recomendação para quem vai ingerir alimentos com muito açúcar ou amido, é a de que isso aconteça durante as refeições e não entre refeições. Devem ser evitados alimentos que grudam nos dentes, pois eles podem aumentar a formação da placa bacteriana. A maior parte dos produtos alimentícios já têm ingredientes que produzem ácidos.

Quanto menos expostos estiverem os dentes a esses ingredientes, menor força terão os ácidos da placa bacteriana para atacar o esmalte.

Um aspecto positivo é o fato da produção de saliva aumentar durante as refeições, removendo os detritos alimentares da boca.

Uma nutrição adequada requer a ingestão de uma dieta equilibrada para que seu corpo possa assimilar os nutrientes necessários para uma boa saúde.

A cada dia o corpo humano se renova, isto é, renova seus músculos, sua matéria óssea, sua pele e seu sangue. As substâncias que o ser humano ingere são a base para a formação desses novos tecidos. Se sua dieta contiver poucos nutrientes essenciais ao corpo, sua boca estará mais vulnerável a infecções.

Quando uma criança não se alimenta corretamente, seus dentes podem não se desenvolver de maneira adequada. Para se ter dentes fortes e resistentes à formação de cárie, a criança precisa de uma dieta rica em cálcio, fósforo e flúor. Como o nosso corpo não pode fabricar todos os nutrientes de que precisamos, principalmente certas vitaminas, precisamos obtê-los dos alimentos e suplementos alimentares que ingerimos.

O Ministério da Agricultura Americana recomenda que a população em geral deve ingerir, quase que diariamente, pão, cereais, verduras, frutas, produtos derivados de leite, além de ovos, aves, peixes carne, feijão e nozes. Fazer essa alimentação de forma equilibrada é o principal desafio, por isso o auxílio de um bom nutricionista é sempre recomendável. Quando se trata de saúde bucal, o cálcio é um aliado incontestável.

Ajuda a fortalecer os dentes e a manter as gengivas saudáveis. Mas, não será preciso apenas tomar um copo de leite para atender às necessidades diárias.

Experimentar os diversos outros alimentos ricos em cálcio é fundamental. Comer alimentos saudáveis para os dentes pode ajudar a proteger seu sorriso de uma maneira mais deliciosa e prazerosa. Produtos lácteos como leite e queijo podem parecer a resposta óbvia, mas a variedade de opções de cálcio encontrada em outros alimentos é surpreendente. O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, e 99% do estoque de cálcio do corpo sustenta a estrutura e função dos ossos e dentes. Segundo a Associação Americana de Odontologia (ADA), o cálcio fortalece a camada externa dura do dente, chamada de esmalte, ajudando a combater a erosão e as cáries. A perda óssea e a cárie dentária podem progredir com a idade ou apresentar certos fatores de risco, como histórico familiar de osteoporose. Outros fatores de risco incluem o uso de medicamentos que podem enfraquecer os ossos ou a intolerância à lactose.

Comer alimentos saudáveis para os dentes pode ajudar a proteger seu sorriso. Alguns tipos de frutas, como a maçã, pêra, laranja e, também, a cenoura , ajudam a eliminar o resíduo de outros alimentos.

Mas existem os que representam perigo para a dentição, como o açúcar presente em doces, que provocam a queda do ph.