BACK
Saúde

Seu procrastinador!

A procrastinação pode ser definida como o adiamento proposital de uma atividade não prazerosa, e ele acontece mesmo não sendo a melhor atitude, mesmo que você vá ser prejudicado por causa desse adiamento.

Uma desculpa muito comum que os procrastinadores dão é a de que eles são mais produtivos com prazos mais curtos, que eles vão produzir mais e com uma maior qualidade ao deixar para a última hora.

Só que quando a gente procura estudos sobre procrastinação o que se encontra são resultados bem diferentes: primeiro quem procrastina geralmente faz um trabalho de qualidade pior, e segundo que esse comportamento pode afetar a saúde da pessoa que está adiando o trabalho.

Click to continue reading

Veja as 5 principais causas de procrastinação apontadas por estudos psicológicos:

1 – A primeira fonte de procrastinação é a falta de um objetivo claro, quando o nosso objetivo de trabalho não está claro o impulso por fazer outra coisa sempre se sobrepõe aquilo que a gente tem que fazer.

2 – A segunda principal causa de procrastinação está ligada a falta de prazer que aquela atividade vai trazer pra gente.

3 – A terceira fonte de procrastinação é a relação entre o tempo de realização de uma tarefa e o premio por ter realizar aquela tarefa. Então nos temos uma tendência a sempre deixar os problemas para o nosso “eu do futuro”, só que a gente tende a esquecer que o “eu do futuro” somos nós mesmos e que teremos que pagar essa conta.

4 – Em quarto nos temos o fato da procrastinação estar ligada ao medo de falhar. É a ideia de que se eu não começar eu não tenho como falhar e isso elimina a ansiedade de falhar.

5 – E a quinta causa é o perfil do procrastinador superestimado, a pessoa confia tanto em suas habilidades e nas circunstâncias que acredita que pode deixar para a última hora e ainda assim conseguirá resolver qualquer coisa.

Então, meu caro, evite a procrastinação, faça seu trabalho o quanto antes possível, assim vai ter tempo sobrando pra fazer outras coisas.

Tags: procrastinação, objetivo, tarefa, ansiedade, tempo, trabalho