BACK
Saúde

Cesariana e depressão pós-parto

Um novo estudo mostra que a anestesia geral em cesariana está associada a chances significativamente aumentadas de depressão pós-parto grave, causando pensamentos de suicídio ou lesão autoinfligida, e exigindo hospitalização. Os resultados da pesquisa realizada na Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia e no Centro Médico Irving da Universidade de Columbia são publicados on-line em Anesthesia and Analgesia , o jornal da International Anesthesia Research Society.

O estudo é o primeiro a examinar o efeito do modo de anestesia para cesariana no risco de depressão pós-parto (DPP) e o possível efeito protetor de ter anestesia regional para cesariana na saúde mental materna em comparação com a anestesia geral.

A depressão pós-parto nos EUA aumentou sete vezes nos últimos 15 anos e agora afeta até 1 em cada 7 mulheres, gerando cerca de 550.000 novos casos anuais.

Click to continue reading

"A anestesia geral para cesariana pode aumentar o risco de depressão pós-parto, porque atrasa o início da interação mãe-bebê e amamentação pele a pele, e muitas vezes resulta em dor pós-parto mais aguda e persistente", disse Jean Guglielminotti, MD. , no Departamento de Anestesiologia e no Departamento de Epidemiologia da Columbia Mailman School, e primeiro autor. "Essas situações são frequentemente associadas à insatisfação de uma nova mãe com a anestesia em geral e podem levar a resultados negativos de saúde mental".

Os pesquisadores usaram registros de alta hospitalar de casos de parto cesáreo realizados em hospitais do estado de Nova York entre 2006 e 2013. Dos 428.204 casos de parto cesáreo incluídos na análise, 34.356 ou 8% das mulheres fizeram anestesia geral. Depressão pós-parto grave que requer hospitalização foi registrada em 1.158 mulheres (3 por cento); dos quais 60% foram identificados durante a readmissão no hospital, após aproximadamente 164 dias após a alta. Comparada à anestesia regional no parto cesáreo, a anestesia geral foi associada a um aumento de 54% na chance de depressão pós-parto. As chances aumentaram para 91% para pensamentos suicidas ou lesões autoinfligentes.

Embora a anestesia geral esteja associada ao menor intervalo de decisão para o parto no caso de um parto de emergência, não há evidências de que melhore os resultados para o bebê, mas há evidências crescentes de que pode haver consequências adversas para as mães, observou o Dr. Guglielminotti .

"Nossas descobertas ressaltam a necessidade de evitar o uso de anestesia geral para cesariana, sempre que possível, e fornecer exames de saúde mental, aconselhamento e outros serviços de acompanhamento para pacientes obstétricos expostos à anestesia geral", disse o co-autor Guohua Li, MD, DrPH, Professor Finster de Epidemiologia e Anestesiologia.

Fonte: Eurekalert

Tags: depressão pós-parto grave, Suicidio, mae, parto, cesária, bebê, pós-parto, anestesia geral