Saúde
IA traduz choro de bebê
Todo pai ou mãe conhece a angustia que é ouvir seu bebê chorar e não saber se é por estar com dor, fome, cansado ou simplesmente precisando de um abraço. E até já vimos gadgets que prometiam traduzir o significado do choro dos pequenos, mas nada realmente confiável que pudesse ser usado a sério.
Bem, isso mudou. Um grupo de pesquisadores nos EUA criou um novo método de inteligência artificial que pode identificar e distinguir entre sinais normais de choro e sinais anormais, como aqueles resultantes de uma doença. O método, baseado em um algoritmo de reconhecimento de linguagem de choro, promete ser útil para os pais em casa e também nos serviços de saúde, já que os médicos podem usá-lo para discernir o choro entre crianças doentes.
A pesquisa foi publicada na IEEE / CAA Journal of Automatica Sinica (JAS), uma publicação conjunta do IEEE e da Associação Chinesa de Automação.
Profissionais de saúde experientes e pais experientes são capazes de distinguir com bastante precisão as muitas necessidades de um bebê com base nos sons de choro que ele produz. Embora o choro de cada bebê seja único, eles compartilham algumas características comuns quando resultam dos mesmos motivos. Identificar os padrões ocultos no sinal de choro tem sido um grande desafio, e agora as aplicações de inteligência artificial demonstraram ser uma solução apropriada nesse contexto.
A nova pesquisa usa um algoritmo específico baseado no reconhecimento automático de fala para detectar e reconhecer os recursos do choro infantil. Para analisar e classificar esses sinais, a equipe usou o sensor de compressão como uma maneira de processar big data com mais eficiência. A detecção compactada é um processo que reconstrói um sinal com base em dados esparsos e é especialmente útil quando os sons são gravados em ambientes barulhentos, onde é comum o choro do bebê. Neste estudo, os pesquisadores projetaram um novo algoritmo de reconhecimento de linguagem de choro que pode distinguir os significados dos sinais normais e anormais de choro em um ambiente barulhento.
"Como um idioma especial, existem muitas informações relacionadas à saúde em vários sons de choro. As diferenças entre os sinais sonoros realmente transportam as informações. Essas diferenças são representadas por diferentes recursos dos sinais de choro. Para reconhecer e alavancar as informações, temos extrair os recursos e obter as informações nele contidas ", diz Lichuan Liu, autor correspondente e professor associado de engenharia elétrica e diretor do laboratório de processamento de sinais digitais, cujo grupo conduziu a pesquisa.
Os pesquisadores esperam que os resultados de seu estudo possam ser aplicáveis a várias outras circunstâncias de assistência médica nas quais a tomada de decisões depende muito da experiência. "Os objetivos finais são bebês mais saudáveis e menos pressão sobre os pais e cuidadores", diz Liu. "Estamos estudando colaborações com hospitais e centros de pesquisa médica, para obter mais dados e sugestões de cenários de necessidade, e esperamos que possamos ter alguns produtos para a prática clínica", acrescenta ela.
Fonte: EurekAlert
Crédito imagem: IEEE / CAA Journal of Automatica Sinica
Tags: IA, choro, bebê, algoritmo, big data, mae, pai, filhos, dor