BACK
Ciência & Tecnologia

Idosos usam exoesqueletos no Japão

Exoesqueletos não são apenas para super soldados, trabalhadores da industria ou pessoas que sofrem com algum tipo de paralisia, mas também para idosos.

É claro que estamos falando de Japão e que essa realidade ainda nos parece muito futurista, mas por lá as pessoas mais velhas estão usando exoesqueletos, e não para ter uma aposentadoria mais confortável, mas para ajudá-los a continuar a fazer seu trabalho.

Atualmente, o Japão possui uma das populações mais antigas do mundo. De acordo com o Bureau de Referência de População dos EUA, o Japão tem a maior proporção de pessoas acima de 65 anos de qualquer país - 26% , segundo dados de 2015.

Clique para continuar lendo

Em resposta, várias empresas japonesas de tecnologia estão construindo roupas de exoesqueleto para dar aos idosos uma "mãozinha". Uma dessas empresas, a Innophys, desenvolveu um traje parecido com uma mochila que pode ser 'carregada' apertando uma bomba manual 30 vezes para preencher os "músculos" pressurizados movidos a ar. O processo pode permitir que as pessoas levantem até 24 kg.

À medida que a população envelhece, prevê-se que a demanda por esses exoesqueletos aumente. Para manter um número suficiente de pessoas na força de trabalho, o governo japonês está tentando aumentar a idade da aposentadoria de 60 para 70 , aumentando a necessidade de encontrar uma solução.

Fonte: New Scientist

Tags: Exoesqueletos, Japão, Innophys, Aposentadoria, idoso, mão de obra, população