Saúde
Você pode estar perdendo sua audição
A perda auditiva oculta está atingindo pessoas de todas as idades. Quem é afetado pode ouvir tudo bem, mas quando está barulhento, não consegue entender. Os neurocientistas ainda estão debatendo o porquê.
Normalmente, a percepção sonora das pessoas se degrada porque os receptores que detectam o som são danificados e não conseguem transmitir os sinais em direção ao cérebro. Em um estudo inovador em ratos , realizado em 2009 , os neurocientistas auditivos de Harvard, Charles Liberman e Sharon Kujawa, descobriram que, às vezes, o problema reside em outra parte do ouvido: os receptores são bons, mas algumas das sinapses que devem transmitir as mensagens murcharam. Na opinião de Liberman, o microfone é bom, mas o conector estéreo está danificado.
Uma pessoa com esse tipo de dano pode detectar sons silenciosos muito bem, portanto os audiogramas não registram nenhuma anomalia. Mas quando cercados pelo barulho eles não conseguem captar os sons que lhes importam. Algumas pessoas com esses sintomas experimentaram uma única explosão sonora. Outros foram expostos a níveis mais baixos de decibéis ao longo do tempo, como ouvir o ensaio de uma orquestra, trabalhar em um canteiro de obras ou até cortar a grama todos os sábados. Alguns tomam medicamentos prescritos que prejudicam o ouvido delicado. Alguns têm distúrbios autoimunes. Alguns estão na casa dos 20 anos. Alguns estão na casa dos 80 anos. Os gatilhos variam, mas os resultados parecem os mesmos: as pessoas podem ouvir, mas quando faz barulho, não conseguem entender.
Não há estatísticas sobre quantas podem ser afetadas ou exatamente quanta exposição o tornaria suscetível. Os médicos não podem dissecar sua cabeça, remover sua orelha interna e ver que suas sinapses estão estragadas - o que é atualmente o teste biológico para o distúrbio. Portanto, as vítimas desta anomalia auditiva são repetidamente informado que não há nada errado.
Os cientistas estão apenas começando a se aprofundar nas conexões ouvido-cérebro que estão na raiz da perda auditiva oculta, mas a pesquisa parece enfatizar a importância de proteger seus ouvidos de sons cotidianos mesmo se for jovem e totalmente saudável.
Fonte: PopSci
Tags: ouvido, perda auditiva, Harvard, Charles Liberman, Sharon Kujawa, perda auditiva oculta