BACK
Especialista indica 6 ervas para chás que aliviam estresse e ansiedade
lifestyle.r7.com

Especialista indica 6 ervas para chás que aliviam estresse e ansiedade

O farmacêutico Jamar Tejada fala sobre o efeito relaxante de plantas como lavanda, valeriana e melissa

Saúde

É difícil encontrar uma pessoa, hoje em dia, que não esteja passando por crises de estresse e ansiedade. Mas na cozinha pode haver plantas e ervas que ajudam a controlar esses estados, trazendo mais relaxamento e tranquilidade.

O farmacêutico Jamar Tejada, de São Paulo (SP), graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica pela Universidade Luterana do Brasil, RS (ULBRA), aponta algumas ervas que, usadas em chás e infusões, ajudam a equilibrar o organismo e reduzir o estresse e a ansiedade, além de serem muito saborosas. Em casos persistentes, é sempre recomendável procurar um médico ou nutricionista para uma recomendação específica.

Conheça as ervas e plantas que podem ajudar a trazer mais relaxamento no dia a dia:

Click to continue reading

Melissa (erva-cidreira)

Jamar aponta que essa planta tem substâncias de efeito calmante e revigorante, auxiliando a trazer uma sensação de paz interior. O motivo é que a melissa contém um composto conhecido como ácido rosmarínico, que aumenta a disponibilidade de neurotransmissores no cérebro conhecidos como ácido gama-aminobutírico

(GABA).

Lavanda

Essa flor, além de linda e muito perfumada, tem compostos que podem estimular a atividade em certas áreas do cérebro e influenciar a transmissão de impulsos entre as células cerebrais, melhorando o humor e produzindo um efeito calmante.

A lavanda contém diversos óleos essenciais, como linalol, eucaliptol, geraniol, limoneno, cineol, além de taninos, cumarinas, flavonóides e triterpenóides. O linalol é o mais conhecido dentre eles, e possui propriedades ansiolíticas, analgésicas e anti-inflamatórias, além de gerar efeito calmante.

Em baixos níveis, há um aumento da ansiedade e de outros transtornos do humor. Por isso, uma xícara de infusão de melissa pode ajudar a trazer mais calma.

Camomila

A camomila é bastante conhecida no repertório dos chás e infusões que compõem a mesa do brasileiro. Conhecida por aliviar o estresse, essa flor amarela é rica em compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais, que lhe conferem propriedades calmantes. Tem sabor muito delicado e adocicado, o que permite que se tome o chá até sem açúcar ou outro adoçante.

Erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão é muito utilizada na medicina tradicional como um remédio caseiro para combater a depressão leve a moderada. Também combate os sintomas associados a ansiedade e tensão muscular. Esta planta, segundo o farmacêutico, possui diversos compostos bioativos como hiperforina, hipericina, flavonóides e taninos, e suas propriedades ajudam a reduzir o estresse e podem colaborar no tratamento de insônia e nervosismo.

Passiflora

A passiflora oferece flavonóides, que estimulam a sensação de calmaria e relaxamento. Por isso, é uma erva útil para combater naturalmente a insônia. Por trazer boas sensações ao corpo, a passiflora ajuda ainda a evitar a depressão e melhorar a concentração.

Valeriana

Muito conhecida por ser um calmante natural, a valeriana é eficaz no estímulo do sono e na redução da agitação. É indicada ainda para minimizar a sensação de cansaço constante, que não passa nem com uma boa noite de sono.

Segundo Jamar, esse tipo de sensação pode ser causado por esforço mental excessivo e muito estresse, o que ocorre, por exemplo, com quem trabalha excessivamente, o que acaba provocando outros sintomas maléficos para o corpo, como irritabilidade e falta de concentração.