BACK
Saúde

O que é Coágulo de sangue?

Os coágulos de sangue são a forma sólida do sangue. Eles são uma resposta natural do corpo e fazem parte da chamada hemostasia, ou coagulação, que consiste no cessamento da perda de sangue de um vaso danificado.

Durante esse processo, a parede do vaso sanguíneo que foi rompido é coberta por um coágulo de fibrina para parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado.

Causas

Click to continue reading

A coagulação pode ocorrer em muitas circunstâncias diferentes, e as causas costumam variar. Qualquer vaso sanguíneo do corpo que tiver sido rompido ou lesionado leva à formação dos coágulos. Este processo é natural do nosso organismo, de modo que a coagulação ajuda a evitar a perda de sangue - e os quadros de hemorragias.

No entanto, às vezes, os coágulos são formados em decorrência de algumas condições de saúde específicas, como por exemplo:

Síndrome antifosfolípide

Arteriosclerose e aterosclerose

Uso de determinados medicamentos, como contraceptivos orais

Terapia de reposição hormonal (testosterona) e alguns remédios para o câncer da mama

Trombose venosa profunda

Fator V de Leiden

Histórico familiar de coágulos sanguíneos

Arritmia cardíaca

Infarto

Insuficiência cardíaca

Obesidade

Doença arterial periférica

Policitemia vera

Gravidez

Sessão prolongada ou repouso

Embolia pulmonar

Tabagismo

Cirurgia

Tipos

O coágulo de sangue que se forma dentro de um vaso sanguíneo é chamado de trombo - originando as tromboses. Quando se soltam e movem-se de um lugar do corpo para outro são chamados de êmbolos - originando as embolias. Ao percorrerem a corrente sanguínea, os êmbolos fluem naturalmente pelo corpo, pelo menos até se fixarem em algum outro lugar.

Se não houver nada que interrompa sua viagem pela circulação, o coágulo tende a parar nas partes inferiores do corpo, geralmente nas pernas e nos pés - não à toa, essas são as regiões em que a trombose ocorre com mais facilidade.

No entanto, se o coágulo se depara com outros materiais que bloqueiam o fluxo de sangue em outras partes do corpo, ele se fixa no local, causando as embolias - como é o caso da embolia pulmonar. Esses materiais podem ser:

Placas de gordura

Ar

Líquido amniótico

Pequenos pedaços de tumor

Pedaços de artérias ateroscleróticas

Complicações possíveis

Existem casos em que a coagulação também pode desempenhar o papel de vilã. Isso porque há situações em que os coágulos (trombos ou êmbolos) não se formam apenas parede do vaso danificado, mas também em seu interior, podendo causar obstruções parciais ou totais do vaso.

Isso prejudica o fluxo normal de sangue e de oxigênio, podendo causar sérias complicações de saúde, como:

Embolia pulmonar, quando um êmbolo fixa-se a uma artéria do pulmão

Trombose, que é a obstrução de um ou mais vasos sanguíneos

Acidente vascular cerebral (AVC), quando um coágulo de sangue fixa-se a um vaso do cérebro

Isquemia, que é a falta de suprimento sanguíneo e oxigênio para um tecido devido à obstrução causada por um coágulo

Se não forem tratadas, essas condições podem colocar a vida do paciente em sério risco.