BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Será que esse sintoma é sinal de câncer? Saiba quais desconfortos merecem maior atenção
bonsfluidos.com.br

Será que esse sintoma é sinal de câncer? Saiba quais desconfortos merecem maior atenção

Jamar Tejada comenta os sinais e os sintomas que o câncer pode causar no corpo - e que todo mundo precisa saber

Saúde

Nenhuma doença consegue ser mais assustadora que o câncer. Tão assustadora que muitos evitam tocar no assunto, como se apenas falar sobre, já fosse atraí-lo! Seja por medo, tabu, comodismo ou qualquer outro motivo, acabam fugindo da forma mais errada: escondendo sintomas ao seu médico para uma busca mais aprofundada. A ignorância muitas vezes é a resposta ao desespero de encará-lo e nesse tempo perdido com a dúvida e a desconfiança que a doença cria sua oportunidade, pois se realmente tiver, ela avança e se não, você acaba por desperdiçar um tempo precioso da sua vida com medo e sem motivo.

Todo mundo sabe que quando se trata de câncer, cada minuto conta na luta contra esse mal e, embora o medo domine, a calma deve ser mantida! Estar com câncer deixou de ser uma sentença de morte para se tornar uma sentença de luta! Eu, que trabalho com saúde, lhe garanto que a ciência já deu grandes saltos na batalha contra esse inimigo. A cada dia novos tratamentos são lançados e testados e, se Deus quiser, logo quero poder escrever aqui em minha coluna um artigo sobre a cura! E assim será!

SINTOMAS DO CÂNCER: COMO DETECTAR?

Click to continue reading

Tenho percebido no meu dia a dia de trabalho que muitas pessoas não sabem quais podem ser os sintomas de um câncer. Grande maioria acha que os únicos sintomas são o surgimento de nódulos ou então dores muito fortes. Sim, esses dois podem caracterizar um câncer, assim como não, pois podem ser sintomas de infinitas doenças. Então esse meu texto é de orientação, pois existem muitos sintomas que passam desapercebidos e que podem ser característicos de câncer. Mas que também fique claro que se esses sintomas surgirem não é preciso cair na hipocondria!

QUANDO, ENTÃO, PRECISO REALMENTE ME PREOCUPAR?

A resposta está na intensidade e no tempo de duração desses sinais. Se eles persistirem acima de três semanas, é preciso realizar uma investigação mais aprofundada e como cada caso é um caso há outros fatores de risco envolvidos, nem sempre dá para se esperar esse período. Se você é um fumante, está com tosse e dificuldades para engolir, ou se percebeu uma pinta que está sangrando por exemplo, está mais do que na hora de procurar seu médico.

Tosse persistente ou rouquidão

Todo mundo tosse, ainda mais em épocas de tempo seco, Influenza e covid, não confunda! Mas uma tosse persistente ou acompanhada de sangue é definitivamente motivo de preocupação. O seu médico deve fazer uma radiografia no tórax ou tomografia computadorizada para descartar o câncer como uma possibilidade. E qual a relação entre tosse, rouquidão e câncer? Se um tumor aflige algum setor nos caminhos por onde passa o ar, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse chata e persistente e no câncer de garganta é capaz de acometer algum nervo que irradia as cordas vocais, prejudicando a fala.

Quando seus movimentos intestinais não são tão fáceis como já foram ou suas fezes parecem maior do que o normal ou um pouco deformada, esse poderia ser um sinal de câncer de cólon. A deformidade das fezes pode ser sinal de que há uma massa (tumor) impedindo o trânsito das fezes.

Dependendo de sua localização, os tumores de intestino grosso aumentam a frequência das fezes e propiciam quadros de diarreia intensa. Se o tumor está situado na porção final do órgão, perto do reto, o formato do cocô se modifica ele se torna fino e quebradiço.

A colonoscopia nesse caso é bem-vinda! Trata-se de um exame que vasculha as paredes do órgão e é a melhor maneira de verificar se existe uma multiplicação anormal de células na área.

Atenção ao urinar

Sangue na urina geralmente é um sinal de uma infecção urinária, mas também pode ser um indicativo de câncer de bexiga ou nos rins. Verifique a existência de uma infecção em primeiro lugar, em seguida, busque outras opções de tratamento.

O jato urinário, principalmente em homens, também deve ter atenção especial, pois o crescimento da próstata provoca um estreitamento do canal da uretra, por onde passa a urina fazendo com que as visitas ao banheiro sejam repetidas além de sentir irritação ao liberar o xixi. O jato de urina fica fraco e há uma sensação de não conseguir esvaziar a bexiga totalmente.

Dor persistente

A dor não é necessariamente um sinal de câncer, mas a dor persistente deve ser verificada. Dores de cabeça persistentes, por exemplo, é provável que não seja câncer, mas ainda assim ela precisa ser analisada. A dor persistente no peito pode ser um sinal de câncer de pulmão e dor em seu abdômen poderia ser câncer de ovário.

A sensação de dor é gerenciada pelas ramificações do sistema nervoso, que podem ser atingidas por uma massa tumoral que aperta os nervos e causa a dor constante, que não cessa nem com uso de analgésicos. Essa dor irá variar de acordo com a posição em que o câncer se alastra. A retirada do tumor ou diminuição da sua extensão é a única forma de melhora.

Perda de peso sem motivo

Quando há uma perda de peso sem qualquer esforço é motivo para se preocupar e não para se orgulhar. O câncer é oportunista e usa a energia do organismo para se desenvolver, sequestrando parte do combustível que abasteceria as células saudáveis.

Mudança na aparência de pintas

Manchas, pintas e verrugas devem ser acompanhadas com atenção e com maior cuidado aquelas com saliências, bordas irregulares e cores variadas. Caso haja alguma mudança na aparência, se coçam e sangram você deve falar com seu dermatologista, que irá fazer um exame para detectar câncer de pele.

Uma ferida que não cicatriza

Se você tiver uma ferida que não cicatriza há três semanas procure um médico! E isso não vale apenas para feridas no corpo, mas também na boca e garganta. Isso acontece porque tumores podem interferir na coagulação do sangue e desestabilizar o processo de cicatrização.

Sangramento inesperado

A formação de úlceras na parede de órgãos com câncer leva a sangramentos. Um sangramento no reto pode indicar câncer de cólon, assim como um sangramento vaginal fora do seu ciclo menstrual normal pode ser um sinal precoce de câncer cervical. E como o câncer afeta a coagulação, o sangue pode ficar fluido demais, levando a maior escorrimento.

Surgimento de nódulos, caroços

Embora possa ser benigno, o caroço também pode ser um câncer que está no tecido. Esses inchaços nos nódulos ocorrem no sistema linfático, rede de vasos e gânglios que atuam na imunidade. Uma célula cancerígena pode sair de seu lugar de origem e acabar presa ali, geralmente os caroços são duros e não doem.

Dificuldade em engolir

Quando há desconforto ao engolir, a ponto da pessoa até modificar sua dieta para alimentos mais pastosos pode ser sinal de algo mais grave. Dois tipos de câncer podem estar por trás desse sintoma, incluindo pescoço e câncer de esôfago.