BACK
Série especial do Jornal da Record mostra como mudanças climáticas afetam o planeta 
entretenimento.r7.com

Série especial do Jornal da Record mostra como mudanças climáticas afetam o planeta 

Jornalismo da Record desbancou vários concorrentes para trabalho em coprodução   

Viagem

A partir desta segunda-feira (4), a nova série especial do “Jornal da Record”, ”Extremos do Clima”, vai mostrar como as mudanças climáticas estão afetando a vida dos seres humanos e outros organismos do planeta.

Esse trabalho, com reportagem de Leandro Stoliar e imagens de Roberto Bergamini e Paulo Geovani, faz parte de um projeto de coprodução com o Centro de Imprensa Internacional, do governo dos Estados Unidos.

A equipe do “Jornal da Record” foi selecionada em um concurso global, reunindo mídias de vários países, incluindo quatro concorrentes do Brasil.

Click to continue reading

Foram dez dias nos Estados Unidos e a reportagem da emissora visitou o centro da Nasa, em Washington, onde cientistas criam foguetes e satélites para monitorar o planeta.

Conferiu também áreas afetadas por incêndios florestais na Califórnia e o Grand Canyon, o maior Canyon do mundo, que abriga o rio Colorado, um dos mais importantes do país, que está sofrendo com a seca.

“Extremos do Clima” terá, ainda, sequências no Brasil, abordando impactos das mudanças climáticas e iniciativas para minimizar os problemas.

No Espírito Santo, por exemplo, a série destaca uma das maiores reservas remanescentes de mata atlântica, na qual cientistas desenvolvem projetos para proteger a mata e espécies como a onça-pintada, o maior felino das Américas.

Já no Rio de Janeiro, destaque para uma parceria com a Nasa que monitora riscos de inundações e deslizamentos. Em Minas, na região do semiárido, comunidades rurais sofrem com a falta de água e a seca de rios.

Na cidade de Glaucilândia, um rio que era caudaloso secou e virou uma estrada. Os moradores do local criaram um sistema de reúso de água para manter as plantações e evitar os desperdícios.

A série vai contar também como estão os moradores do Rio Grande do Sul, que sofreram com um ciclone devastador, e as ações para combater os incêndios florestais no Pantanal.