Saúde
Vem chegando o Verâo...
No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras ,micoses, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.
Assim, para evitar as doenças de pele, comuns no verão, deve-se adotar medidas simples, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada.
Por isso, para se proteger, confira aqui 5 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano.
1. Manter a pele limpa e hidratada
Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa, livre do suor.
Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.
O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros micro-organismos das axilas e pés que podem causar micose, por exemplo
2. Usar protetor solar diariamente
Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina.
Mas quem fica exposto ao sol durante o trabalho também deve ter este cuidado para evitar queimaduras e até mesmo, o câncer de pele.
O protetor deve ser passado em toda a área da pele fica exposta ao sol.
3. Ingerir bastante líquidos
Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente, com as altas temperaturas, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo.
A água pode ser substituída por sucos de frutas ou chá gelado, por exemplo, mas estes tem mais calorias e podem aumentar o peso.
Por isso a água pura, ou com gas são as mais indicadas.
4. Tomar banho de água doce quando sair da praia
Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos.
Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia.
Se possível, experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol.
5. Não fazer tratamentos de pele no verão
Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover.
A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas independente da estaçâo é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos.
Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, uma vez por semana para eliminar as células mortas e renovar a pele.