BACK
'Objeto misterioso' é encontrado por banhistas em praia de Pernambuco
br.noticias.yahoo.com

'Objeto misterioso' é encontrado por banhistas em praia de Pernambuco

Caixa se parece com outras que têm aparecido em praias da região Nordeste desde 2018

Curiosidades

Banhistas encontraram uma “caixa misteriosa” na Praia de Maria Farinha, no município de Paulista, em Pernambuco, no último sábado (5). O objeto é parecido com diversos outros encontrados na região Nordeste desde 2018.

A "caixa" coberta de crustáceos foi descoberta próxima à Marina Morena pelo enfermeiro Fernando Inácio de Jesus, que a avistou por volta das 13h.

"Ela era muito pesada. Tentei tirar do mar com outra pessoa que estava na praia, mas não consegui. Peguei uma faca e tentei cortar. É um material emborrachado, parece um tipo de couro. Quando a onda vinha, ela boiava, e, com isso, conseguimos rolar ela um pouco mais para a areia", afirmou ele.

Clique para continuar lendo

Neste domingo (6), a prefeitura da cidade disse que foi acionada e retirou o objeto da praia por volta das 11h50 com o auxílio de uma equipe de Obras e Serviços Públicos de Limpeza Urbana.

A gestão informou que a caixa foi levada para ser analisada tecnicamente por equipes da Secretaria do Meio Ambiente, e que, após isso, deverá ser encaminhada para um aterro sanitário ou industrial.

Pesquisadores afirmam que os materiais encontrados são fardos de borracha advindos de navios nazistas que naufragaram durante a 2ª Guerra Mundial.

Fardo nazista aparece em São Paulo

Outro objeto do tipo foi encontrado na orla de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, no mês passado. O oceanógrafo Carlos Teixeira, do Instituto de Ciências do Mar, da UFC (Universidade Federal do Ceará), informou ao UOL que o item, de borracha, é um fardo de um navio nazista naufragado.

"Essa carga é um fardo, como se fosse uma massa folhada de borrachada. Essa era a forma em que a borracha era transportada na Segunda Guerra Mundial", explicou o cientista. Ele disse que a baixa densidade do material faz com o que as cargas viajem até a costa brasileira.

*Com informações do g1.