Política
Bolsonaro x Lula
As manifestações de ontem mostraram o que todo mundo fora os institutos de pesquisa já sabia. A maioria dos brasileiros está com Bolsonaro. A imprensa até tentou fazer suas manobras para minimizar o estrago, mas não deu para esconder que o povo abraça o atual presidente enquanto que para Lula sobram os artistas militantes, forças sindicais e jornalistas que há muito tempo esqueceram as premissas da função.
Bolsonaro mobilizou gente em 26 estados do país e Lula em apenas 16. Mas, o número que realmente faz a diferença se refere a quantidade de pessoas apoiando os dois pré-candidatos. Enquanto o atual mandatário contava com multidões em todas as frentes, Lula mal conseguiu juntar um grupo razoável na sua principal manifestação em São Paulo.
Historicamente, com a proximidade das eleições, os institutos de pesquisa tendem a deixar de lado as paixões e corrigir as distorções. Só assim conseguem manter alguma credibilidade quando a realidade é confrontada. Por esse motivo, as próximas consultas já devem apontar uma tendência de crescimento para Jair Bolsonaro e um esvaziamento claro da candidatura do Ex presidente Lula.
Outro fenómeno, tão comum quanto o movimento dos institutos de pesquisa, poderá ser observado num período breve. Muitos políticos, até os menos prováveis, vendo o tamanho do apoio ao presidente Bolsonaro, irão começar a se aproximar do atual mandatário para tentar ganhar a simpatia dos seus eleitores e, porque não, alguns votos daqueles mais desavisados.
Essa eleição está mesmo caminhando para o óbvio. Se nada de muito estranho acontecer até o dia
Tags: Bolsonaro, Lula, eleições 2022, Brasil