BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Por que a gripe (Influenza) praticamente sumiu?

A influenza, doença que na opinião de alguns especialistas nos assombra desde 6000 AC, parece estar com os dias contados. Pelo menos de acordo com as estatísticas apresentadas pelos órgãos internacionais que fazem o monitoramento da doença.

Por alguma razão científica, coincidência, ação divina ou algum outro fator não tão bem intencionado, depois do início da pandemia relacionada ao covid-19 os casos da gripe comum (Influenza) praticamente desapareceram.

Alguns especialistas atribuem esse milagre ao uso de máscaras e o distanciamento social que entrou em vigor por causa da transmissão do COVID-19. Mas se essas ações são tão eficientes contra a Influenza porque não tem o mesmo desempenho contra o corona vírus?

Click to continue reading

Fato é que em países como Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Chile e Brasil, houve um declínio dramático de gripe de maio a setembro, período de inverno no hemisfério sul. Em agosto de 2019, a Austrália teve 60.000 casos de gripe. Já em 2020 as autoridades de saúde puderam verificar pouco mais de 100 casos.

No hemisfério norte o mesmo fenômeno ocorre. O Dr. Stephen Thacker, da Memorial Health (SAVANNAH, Geórgia - WTGS) , diz que a Influenza praticamente desapareceu. Nenhum caso de gripe foi diagnosticado no Memorial Health durante a temporada de gripe.

https://fox28media.com/news/local/zero-flu-cases-diagnosed-at-memorial-health-throughout-flu-season

Os residentes em Savannah dizem que estão chocados.

"Isso é insano, na verdade é realmente surpreendente para mim", disse Austin Baker.

"Estou chocado. Achei que, com tudo o que está acontecendo, ainda haveria alguns casos de gripe", disse Robert Nadel.

No canadá entre 31 de dezembro de 2017 e 6 de janeiro de 2018 foram registrados 15,572 casos de influenza. No mesmo período entre 2018 e 2019 foram contabilizados 17,743 ocorrências. Na temporada 2019/2020 os números foram de 9,119 contaminados.

Além da queda brusca no período do início da pandemia do Covid-19 temos um resultado ainda mais impressionante e extremo nesse corte entre 2020 e 2021. Durante a semana 53 (mesmo período entre dezembro e janeiro), nenhuma região relatou atividade da gripe. Ou seja houve ZERO casos de influenza.

Esse corte semanal é apenas um exemplo que retrata o que vem ocorrendo no canadá e em outros países onde o vírus da gripe sequer pode ser lembrado. Não está acreditando? Veja você mesmo:

https://www.canada.ca/en/public-health/services/publications/diseases-conditions/fluwatch/2020-2021/weeks-51-53-december-13-2020-january-2-2021.html

Na Europa não é diferente. A Irlanda não registrou nenhum caso de Influenza na temporada da gripe em 2020 de acordo com o Irish Medical Times reports.

https://www.imt.ie/news/no-confirmed-flu-cases-ireland-date-2020-season-24-12-2020/

Os números da World Health Organization (instituição que monitora o vírus da gripe pelo mundo) que são apresentados nos gráficos que podem ser acessados clicando no link abaixo, demonstram claramente esse fenômeno surpreendente e sem precedentes na história.

https://apps.who.int/flumart/Default?ReportNo=6

Como não sou cientista, médico, nem sequer trabalho em qualquer área que me capacite a tratar do assunto, deixo a pergunta: por que o surgimento da Covid-19 praticamente extinguiu os casos de Influenza pelo mundo?

Se a resposta for relacionada ao lockdown, uso de máscaras e distanciamento social, deixo outra pergunta: Por que essas ações não funcionam contra a Covid-19 uma vez que os meios de transmissão são os mesmos?

Não quero aqui criar nenhuma teoria ou especulação. O que esse artigo apresenta são fatos e estatísticas de órgãos oficiais visando levar esclarecimento para as pessoas num momento de tantas incertezas.

Como pode uma doença milenar, que é combatida com dificuldade ano após ano, ter praticamente sumido do dia para a noite?

Fica o questionamento.

Imagem - jaikishan patel on Unsplash

Tags: Influenza, Gripe, H1N1, Estados Unidos, Brasil, europa, Covid-19, Corona vírus