BACK
Brasília registra aumento de 170% no número de turistas estrangeiros; confira atrações mais visitadas
noticias.r7.com

Brasília registra aumento de 170% no número de turistas estrangeiros; confira atrações mais visitadas

Dados do Ministério do Turismo apontam que a maior parte dos turistas vieram dos Estados Unidos, Portugual e Espanha 

Viagem

Entre janeiro e maio deste ano, Brasília registrou aumento de 170% no número de estrangeiros que desembarcaram na capital em relação ao mesmo período de 2022, segundo o Ministério do Turismo. Nos cinco primeiros meses de 2023, 18.354 turistas chegaram ao DF — número quase três vezes maior que no ano passado, quando 6.811 visitantes estrangeiros foram registrados.

Americanos, portugueses, espanhóis, argentinos e irlandeses estão entre as principais nacionalidades dos turistas que chegam a Brasília. Já as visitas a atrações turísticas de Brasília chegaram a quase 1 milhão de visitantes no ano passado, apontam dados da Secretaria de Turismo do DF.

Confira os locais mais visitados:

Click to continue reading

1) Templo da Legião da Boa Vontade; com 509.671 visitas

2) Museu Nacional; com 146.814 visitas

3) Espaço Lúcio Costa; com 103.885 visitas

4) Congresso Nacional; com 61.923 visitas

5) Memorial dos Povos Indígenas; com 39.772 visitas

6) Panteão da Pátria; com 39.212 visitas

7) Catetinho; com 25.109 visitas

8) Planetário de Brasília; com 25.064 visitas

9) Museu da Cidade; com 16.233 visitas

10) Caixa Cultural; com 14.573 visitas

Segundo a Secretaria de Turismo do DF, os números são monitorados através de listas de presença de cada local, o que explica o motivo de algumas atrações mais conhecidas, como a Torre de TV e Catedral Metropolitana, não estarem no ranking. A pasta ainda afirmou que as opções gastronômicas, a segurança e localização central são fatores que contribuem para o crescimento no turismo.

A pasta informou que o Governo do Distrito Federal prevê o investimento de R$ 20 milhões no setor para este ano. É esperado que o recurso seja usado para promover o turismo por meio de projetos de capacitação e de captação de eventos.

Turistas no DF

Uma pesquisa feita pelo Observatório do Turismo do DF mostrou o perfil visitantes da capital federal no ano passado. A maior parte eram empregados da iniciativa privada (32,54%).

Segundo o estudo, 50,87% dos visitantes afirmaram que vieram a Brasília a passeio e pouco mais de 35% disseram que o motivo foi trabalho. Em relação ao destino, mais da metade (55,99%) informou que não estava em conexão para outro estado.

Brasil

Em âmbito nacional, o crescimento no número de turistas estrangeiros também foi percebido. Nos cinco primeiros meses deste ano, o Brasil recebeu 2,97 milhões de turistas internacionais — número 108% maior do que o registrado no ano passado.

A maioria dos turistas que chegaram ao Brasil vieram da Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Chile e Uruguai. Os estados mais procurados são Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.