BACK
Opinião

Obrigado, Janja

Por Mario Sabino

Li uma reportagem sobre como Janja interfere no dia a dia do governo. O único aspecto realmente novo trazido pelo repórter é que a primeira-dama não teria deixado que o governo pagasse — ou seja, o contribuinte — os blogueiros do PT. Diz a reportagem:

“Janja barrou uma proposta do PT de remunerar blogueiros alinhados ao governo. Havia pressão do partido, mas a decisão final foi de Janja.”

Click to continue reading

Ao ler esse trecho, passei a sentir certa simpatia por Janja. E também ficou claro para mim por que ela é alvo de fogo amigo. Espero que Janja não mude de ideia. Imagino que o PT quisesse incluir os blogs ligados ao partido na lista de veículos que recebem verba publicitária do governo. Foi assim que Lula, nos seus dois primeiros mandatos, alimentou militantes na periferia da imprensa.

O problema desse pessoal não é ser petista. Até admiro quem exibe tamanho destemor. O problema é fingir-se de jornalista e espalhar fake news sobre desafetos do PT. A fake news mais recente que esses blogs espalharam foi que Deltan Dallagnol fugiu para os Estados Unidos, com medo de ser preso, levando consigo o dinheiro que arrecadou via Pax, para pagar aquele dinheirão que o TCU cobra dele. Usaram uma casquinha de verdade para construir uma mentira: como o ex-deputado que teve o mandato cassado está mira de justiceiros que querem vingar-se da Lava Jato, ele foi aconselhado a sair do país pelo deputado Marco Feliciano.

A realidade é que Deltan Dallagnol foi para os Estados Unidos, e postou até foto no Instagram com passaporte na mão, a fim de dar uma palestra e, possivelmente, encontrar-se com integrantes do partido Republicano. A sua volta ao Brasil está prevista para o dia 24.

Tudo fica ainda mais pitoresco, é a palavra que me ocorre, porque o mesmo governo que queria pagar os blogs mentirosos criou departamentos da verdade (mais uma daquelas miúdas distopias brasileiras) para combater fake news. Espero que Janja continue a zelar pelo nosso dinheiro. Eu prefiro pagar por uma mesa de 200 mil reais para o Palácio do Alvorada a sustentar pinóquios que fingem ser jornalistas. Sai mais barato e é mais digno. Em nome dos pagadores de impostos, obrigado, Janja.

Por último, mas não menos importante, Deltan Dallagnol faria muito bem se resolvesse exilar-se nos Estados Unidos. O Brasil é um país que se tornou extremamente tóxico — e perigoso — para quem ousou combater a corrupção. Os blogs petistas sempre dirão que Deltan Dallagnol é um medroso fujão, mas quem realmente se importa com isso? Desde que não seja com financiamento público, eles podem mentir à vontade.

Leia aqui:

https://www.metropoles.com/colunas/mario-sabino/obrigado-janja