BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

No dia da posse de Biden OMS substitui procedimento de testes do Covid para evitar falsos positivos.

Em comunicado nesta segunda-feira (20) a OMS substituiu uma recomendação anterior emitida em 14 de dezembro de 2020 que tratava dos procedimentos para diagnóstico da Covid-19.

A nova recomendação apresenta uma série de informações que devem ser consideradas para que o diagnóstico da doença possa ser concluído como positivo conforme trecho abaixo:

A orientação da OMS para testes de diagnóstico de SARS-CoV-2 afirma que é necessária uma interpretação cuidadosa dos resultados positivos fracos (1). O limite do ciclo (Ct) necessário para detectar o vírus é inversamente proporcional à carga viral do paciente. Quando os resultados do teste não corresponderem à apresentação clínica, uma nova amostra deve ser colhida e retestada usando a mesma ou diferente tecnologia NAT.

Click to continue reading

A OMS lembra os usuários de IVD que a prevalência da doença altera o valor preditivo dos resultados dos testes; conforme a prevalência da doença diminui, o risco de falsos positivos aumenta (2). Isso significa que a probabilidade de que uma pessoa com resultado positivo (SARS-CoV-2 detectado) esteja realmente infectada com SARS-CoV-2 diminui à medida que a prevalência diminui, independentemente da especificidade alegada.

A maioria dos ensaios de PCR é indicada apenas como auxílio para o diagnóstico, portanto, os profissionais de saúde devem considerar qualquer resultado em combinação com o momento da amostragem, tipo de amostra, dados específicos do ensaio, observações clínicas, histórico do paciente, status confirmado de quaisquer contatos e informações epidemiológicas.

A recomendação completa pode ser acessada no link abaixo:

https://www.who.int/news/item/20-01-2021-who-information-notice-for-ivd-users-2020-05

Tags: OMS, Corona vírus , Covid-19, NAT, PCR