BACK
Cultura & Entretenimento

Conheça algumas preciosidades do Museu Casa da Hera, em Vassouras, no sul do Estado do Rio de Janeiro

Conhecido como Chácara da Hera, o palacete de 22 cômodos, onde residiram pais, irmã e Eufrásia Teixeira Leite - uma mulher à frente do seu tempo e uma das primeiras do mundo a investir na Bolsa de Valores na virada do século 19 para o 20 -, se transformou no Museu Casa da Hera, em 1968. Nascida em Vassouras, município localizado na região do Vale do Café, no Sul Fluminense, a pioneira investidora Eufrásia trabalhava com 17 países, 9 moedas diferentes e o seu corretor na bolsa era Guggenheim. A milionária nasceu, viveu durante muito tempo em Vassouras e se mudou com a irmã para Paris, em 1873, logo após a morte dos pais. De lá, ela mandava instruções a dois empregados que conservaram a casa, praticamente fechada, por quase cinquenta anos. A irmã morreu na Europa e Eufrásia somente retornou ao Brasil, em meados de 1920, já no final da vida, para passar temporadas na residência dos falecidos pais (houve uma visita de Eufrásia ao Brasil em 1884/85, para acompanhar a candidatura de Joaquim Nabuco e visitar a família).

Filha do importante comissário de café da região Joaquim José Teixeira Leite, Eufrásia, que veio a falecer em 1930, acumulou uma fortuna impressionante e deixou praticamente todo o seu patrimônio para entidades filantrópicas da cidade de Vassouras. A casa e as terras da chácara foram herdadas pelo Instituto das Irmãs Missionárias do Sagrado Coração de Jesus. Em 1952, o Ministério das Relações Exteriores conseguiu que a Casa da Hera fosse tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como expressão do cotidiano de uma família rica de fazendeiros e comissários de café do século XIX.

Na chácara que ela herdou do pai, há um acervo de objetos pessoais, mobiliário, livros, cartas, documentos, entre outros. A maior parte do acervo é original, mas alguns artigos foram doações ou aquisições do museu em leilões de peças ligadas à história da família. Além do mobiliário, da louça de porcelana, da prataria, dos quadros, dos lustres, o museu possui uma vasta coleção de indumentária. São vestidos de festa, trajes para passeio, montaria, roupas para dormir, além de acessórios como: sapatos, sombrinhas, chapéu e leques. Os trajes são franceses ou correspondem ao padrão de moda francês das últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, pois Paris era o centro da alta-costura feminina e ditava os critérios de elegância da época. A coleção de Eufrásia assinada por Charles Worth, considerado o pai da alta-costura, é composta por oito peças: dois hobbies, quatro casacos e um traje de montaria composto por saia e jaqueta. O Museu não dispõe de vestidos assinados por Worth, mas na coleção de indumentária do Museu são encontrados vestidos de baile luxuosos e outros de uso cotidiano finamente bordados. Os sessenta e quatro itens de indumentária fazem do museu um dos mais importantes em moda no Brasil.

Clique para continuar lendo

A biblioteca da casa possui cerca de 1.000 livros e 3.000 periódicos do século XIX. A maior parte do acervo bibliográfico é de livros técnicos de contabilidade e negócios que pertenceram ao pai de Eufrásia. Há ainda outras maravilhas, como: o piano Henri Herz, raro exemplar do século XIX (só há um outro igual em Estrasburgo, na França), e o quadro de maior destaque da casa, que é o retrato de Eufrásia, em óleo sobre tela, de Carolus Duran, produzido em Paris em 1887.

A Chácara da Hera tem 33.000 m² de área verde com imponentes palmeiras imperiais. Vale destacar as atividades do setor educativo do Museu, como por exemplo: o projeto Ecoclube que amplia o contato das crianças com a natureza. Este é especialmente destinado a alunos das séries iniciais do ensino fundamental. As crianças têm a oportunidade de vivenciar, na Chácara, atividades diversas voltadas à educação ambiental para um futuro sustentável.

Serviço:

- De segunda a sexta-feira, de 10h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados, de 13h00 às 17h00.

- Entrada gratuita

- Endereço: Rua Dr. Fernandes Júnior, 160, Centro - Vassouras/RJ CEP 27700-000

- Telefone: (24) 2471-2930