BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Estão abertas as inscrições para a 17ª edição da Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana

A XVII Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana, que é o principal fórum sobre segurança internacional da América Latina, vai acontecer durante os dias 24 e 25 de setembro. Será a primeira edição realizada de forma totalmente virtual. O tema deste ano é “Novas Fronteiras e Soberania Frente aos Desafios Globais”, que será debatido por especialistas divididos em painéis transmitidos ao vivo pela internet, apenas para o público inscrito. A iniciativa é da Fundação Konrad Adenauer (KAS) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente, nos sites da KAS Brasil, do CEBRI ou pelo link (https://forms.gle/7Dy7XPzCxfHHcx5M8). Após a confirmação do cadastro, cada um dos inscritos receberá um link para acesso aos debates. As inscrições são individuais. Os conferencistas estarão em diversos países: Brasil, Alemanha, Bélgica e Argentina. Como são diversos os idiomas dos participantes, quem estiver assistindo poderá optar pela tradução simultânea.

Entre os convidados está David McAllister, político alemão, Presidente da Comissão de Assuntos Externos do Parlamento Europeu, Primeiro Ministro da Baixa Saxônia e Vice-presidente do European People’s Party. McAllister fará o discurso de abertura do evento. Outro participante confirmado é o chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, o embaixador Ignacio Ybáñez.

Click to continue reading

A partir do tema principal serão abordados assuntos que exploram a dicotomia entre cooperação entre países e a autonomia de cada um deles. Um dos painéis será “Fronteiras tradicionais: Questões de Soberania e Segurança”, que abrange questões como a da crise migratória, que pode se intensificar diante dos impactos econômicos da pandemia da COVID-19; a ascensão do nacionalismo e os desafios ambientais na geopolítica mundial.

“Fronteiras Econômicas: a Indústria de Defesa no Mundo Globalizado” trará uma reflexão sobre uma possibilidade de parceria entre a América Latina e a Europa na indústria de defesa; transferência de tecnologia entre os setores privado e militar; proteção de dados, instalações estratégicas e os possíveis efeitos da crise da COVID-19 nos gastos militares. Já “Novas Fronteiras na Era Geopolítica Digital” aborda as responsabilidades da governança global na regulamentação e proteção do ciberespaço; o advento do 5G e a cooperação de defesa no “espaço sideral”.

A Conferência de Segurança Internacional do Forte de Copacabana tem como objetivo promover o diálogo entre a América do Sul e a Europa, incentivando uma reflexão conjunta diante dos desafios globais. Sua missão é contribuir com o fortalecimento da cooperação entre os dois continentes a partir do debate sobre assuntos de relevância internacional.