BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Plantas medicinais que auxiliam no combate à ansiedade e insônia

O estresse pode desencadear a ansiedade e até mesmo a insônia, que é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de começar a dormir, se manter dormindo ou acordar antes do horário desejado. A pandemia do novo coronavírus provocou um aumento no grau de ansiedade da grande maioria das pessoas que já são ansiosas, um aumento no número de pessoas com ansiedade e insônia. Algumas plantas medicinais podem trazer diversos benefícios para esses transtornos e para a saúde. Elas são muito utilizadas pela população por apresentarem efeitos terapêuticos e também pela praticidade.

O ditado popular “se é natural, não faz mal” traz uma sensação de que essas plantas são isentas de toxicidade, o que não é verdade. Se forem mal utilizadas, muitas delas podem trazer problemas graves à saúde. O farmacêutico, coordenador dos Cursos de Farmácia e Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter, Vinícius Bednarczuk de Oliveira, listou algumas plantas e frutas que, se utilizadas corretamente na forma de chá, colaboram de forma muito positiva com os sintomas causados pelo estresse.

- Camomila, uma das plantas mais conhecidas e mais utilizadas na rotina, possui ação sobre a ansiedade e pode colaborar com a insônia, além de ajudar no sistema digestivo. Recomenda-se 2 colheres de chá da flor seca em 250 ml de água, de 3 a 4 vezes durante o dia para ansiedade.

Click to continue reading

- Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.

- Maçã é uma fruta muita apetitosa, quando seca pode auxiliar nos transtornos da ansiedade, colaborando com a saciedade, ou seja, diminuído a vontade de comer.

- Maracujá ou Passiflora, conhecida principalmente pelo seu suco, os benefícios terapêuticos do maracujá são provenientes das folhas, para uso nos sintomas de ansiedade e insônia recomenda-se 1 a 2 gramas até 4 vezes ao dia.

- Melissa é uma planta medicinal que além de ter efeito relaxante, colabora com os sintomas da ansiedade e insônia. Recomenda-se 1 colher de chá das folhas secas em 250 ml de água.

Vale ressaltar que o uso de plantas medicinais deve ser realizado de forma moderada e nunca substituindo a ingestão de água por chás.