BACK
Saúde

Você já ouviu falar em terapia floral, um método de tratamento holístico?

As terapias holísticas estão cada vez mais ganhando espaço no mundo, inclusive no Brasil. É notório que há um movimento onde as pessoas estão buscando se conectar mais com a sua essência. As terapias holísticas, como a terapia floral, prometem devolver a harmonia, o equilíbrio que tanto falta para as pessoas principalmente nos dias hoje. Vivemos tempos em que tudo acontece muito rápido, somos cobrados demais em todos os setores da nossa vida, recebemos uma enxurrada de informações a todo momento, o dia a dia é muito corrido.... Seriam essas as causas para haver tantas pessoas em desarmonia hoje em dia?

A terapia floral, uma modalidade da medicina alternativa, é um método de tratamento holístico que busca tratar a pessoa de uma forma global, em todos os níveis que a compõem: energético, emocional, mental e físico. A terapia floral tem como maior objetivo equilibrar o indivíduo energeticamente, mentalmente e emocionalmente. Existem diferentes tipos de florais que se baseiam em técnicas semelhantes e distintas ao mesmo tempo.

Os Florais de Saint Germain são bem conhecidos e baseados na extração de essências florais e das energias contidas nelas. São energias de luz que possuem uma alta potência vibratória e podem ser utilizadas no tratamento de vários males, como a depressão. Além de reestruturar o corpo humano e curar suas feridas físicas, os florais oferecem também uma cura espiritual. Eles auxiliam no desenvolvimento da consciência humana. Segundo terapeutas holísticos, os florais podem “curar” doenças que afetam a alma, o espírito e a mente humana. De acordo com estudos, eles fazem com que o corpo encontre novamente a harmonia nos campos mentais e emocionais.

Click to continue reading

SOBRE OS FLORAIS DE SAINT GERMAIN:

Os florais de Saint Germain foram desenvolvidos por Neide Margonari, uma artista plástica que se transformou em uma conhecida manipuladora de essências florais. Por volta de 1990, ela desenvolveu um sistema de essências florais que conta com 89 títulos baseados exclusivamente em flores presentes na flora brasileira, como o Anis, o Algodão, a Alcachofra, o Lírio, a Rosa-Rosa, o Ipê roxo, a Embaúba e a Goiabeira. Um dos princípios fundamentais do sistema criado por Neide Margonari é a retirada dos bloqueios energéticos, que surgem quando há uma desarmonia emocional e um arranjo negativo dos campos energéticos. A essência retirada da flor é muito mais do que algumas simples gotas retiradas ao natural, ela é uma potência energética daquela flor que ficou absorvendo e retendo energia por um longo tempo. Segundo estudos, essa energia absorvida pelas plantas é poderosa e transformadora. É uma energia natural que vem através da radiação diretamente do cosmos, que é produzida pela luz solar e até pelo nascimento de estrelas.

As plantas possuem os 4 elementos fundamentais: terra e água nas raízes, o elemento ar nos caules e folhas e o elemento fogo nas flores. Isso faz com que elas sejam especiais para essa receptação energética. Dentre as espécies estão plantas silvestres e selvagens. Depois de retiradas as matrizes florais são levadas para um laboratório onde passam por um processo de envasamento, no qual Margonari faz questão que seja feito de maneira artesanal.

O sistema que forma os Florais de Saint Germain é composto por 89 essências básicas e individuais, onde cada uma delas é retirada de uma planta diferente. As essências podem ser combinadas entre si, sempre respeitando alguns padrões, ou seja, fórmulas pessoais (personalizadas) podem ser manipuladas de acordo com as necessidades específicas de cada um. Um único frasco pode reunir todos os aspectos problemáticos que estão afetando um indivíduo. Uma única fórmula pode ter até 12 essências básicas diferentes.

FLORAIS DE SAINT GERMAIN X FLORAIS DE BACH:

Dr. Edward Bach nasceu dia 24 de setembro de 1886, na Inglaterra. Formou-se médico, bacteriologista, patologista e sempre buscou incansavelmente uma forma para aliviar o sofrimento humano. Em 1930 ele resolveu abandonar sua renomada trajetória em Londres, partindo para sua terra natal, Gales. A oportunidade e o contato com a natureza somados a sua percepção e sensibilidade o levaram a descobrir e desenvolver o que conhecemos hoje como ‘Terapia Floral’, onde pétalas dentro de uma tigela de vidro com água pura da nascente transmitiam virtudes curativas para o fluído através da incidência da Luz Solar. Desse processo surgiram os Florais de Bach, tão conhecidos mundialmente. O sistema floral, que surgiu na Inglaterra, possui 38 essências florais.

O sistema Florais de Saint Germain surgiu oficialmente em 1996 no Brasil, através de sintonizações de Neide Margonari, que nasceu em São Bernardo do Campo, em 22/11/44. Neide sempre seguiu os preceitos de Dr. Bach na preparação das essências florais, onde a manufatura precede uma busca por flores selvagens para a preparação da Matriz Floral, seguindo uma preparação por método solar ou por fervura. Para que a energia esteja em total potência, é muito importante a manufatura seguir uma produção artesanal. O objetivo é não haver interferência negativa de energia elétrica nesse processo tão delicado.

Os dois sistemas florais possuem a mesma metodologia na preparação, mas a atuação de cada essência floral é distinta. Na seleção das essências dos Florais de Bach, leva-se em consideração o temperamento do paciente. Na seleção das essências dos Florais de Saint Germain, leva-se em consideração a biografia de vida e a causa emocional que desencadeou os processos negativos no paciente.

O QUE É TERAPIA HOLÍSTICA?

Terapia holística é o nome dado para qualquer terapia que siga os princípios gregos do holismo, ou seja, que aborda o problema a ser tratado como um todo. Segundo o holismo, o corpo é um organismo interligado e não deve ser entendido e subdividido em partes independentes. A abordagem holística acredita que os elementos emocionais,, mentais, espirituais, e físicos de cada pessoa formam um sistema e o objetivo é tratar a pessoa em todo o seu contexto, se concentrando tanto na causa de doença como em seus sintomas. A terapia holística tem o objetivo de resgatar o equilíbrio do indivíduo. Exemplos de terapias holísticas: cromoterapia, terapia floral com florais de Saint Germain ou florais de Bach, reiki, aromaterapia....