BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Política

Mercado de trabalho americano a pleno vapor em 2022

Mesmo com os percalços da pandemia da Covid-19, a economia dos Estados Unidos tem reagido positivamente e se fortalecido nos últimos meses a ponto de empregadores estarem com dificuldades de contratar mão de obra especializada, segundo o especialista em imigração Mark Morais, advogado brasileiro-americano que já atuou como promotor e agente federal do Governo dos EUA. “Hoje, o mercado americano está tendo que preencher um recorde de 11 milhões de vagas de trabalho. Ao todo, a economia recuperou 18,8 milhões dos 22,4 milhões de empregos perdidos na pandemia, em 2020”, completa o advogado Mark Morais, que já trabalhou nas 3 principais agências de imigração dos EUA. “Foi uma recuperação bem mais rápida que a da última grande recessão, de 2007 a 2009, quando o ‘pleno emprego’ somente voltou depois de 6 anos”, explica Mark, que também é proprietário da Mark Morais Law Firm, escritório localizado em Miami.

O especialista acrescenta que o mercado também está aquecido para os imigrantes. “Aqui nos Estados Unidos, estamos vendo casos de empregadores com dificuldades até de encontrar mão de obra especializada nesta época de pleno emprego”, afirma.

Uma das vantagens de contratação para o empresário americano é que as leis para contratar são facilitadas por uma legislação bem mais flexível e menos onerosa para o empregador em comparação às leis trabalhistas do Brasil, por exemplo. “É claro que nas leis para contratar existem proteções para o empregado, mas são mínimas e são proteções básicas” afirma Mark Morais, acrescentando que o trabalhador americano tem o direito de trabalhar sem ter que se filiar a um sindicato, por exemplo. “O direito do trabalhador é trabalhar e receber pelo seu trabalho. Cabe, então, ao empregador, oferecer bons salários e benefícios para atrair e reter as melhores cabeças”

Click to continue reading

Segundo dados do Governo, a taxa de desemprego dos EUA deve ficar em torno de 3,5% e o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer, aproximadamente, 4%. O advogado Mark Morais diz que, pelas projeções, as profissões que mais tendem a crescer em termos de demanda são as da área de lazer e hospitalidade, enfermagem, psiquiatria, desenvolvimento de software, segurança de TI e ensino.

Confira algumas das carreiras em alta nos Estados Unidos em 2022:

Lazer e Hospitalidade

À medida em que a economia se recupera na pandemia, projeta-se que o emprego em lazer e hospitalidade cresça mais rapidamente na próxima década. O setor também está entre as 7 das 20 indústrias que mais crescem em empregos – e uma das mais atingidas na recente recessão. O crescimento é indicado por uma variedade de fatores e à medida em que restaurantes, hotéis, estabelecimentos de entretenimento, culturais e recreativos retornam à atividade após a desaceleração em 2020, há uma maior demanda por atividades recreativas e presenciais.

Enfermagem

Espera-se que os enfermeiros registrados vejam alguns dos maiores aumentos nas oportunidades de emprego em 2022. Cerca de metade dos enfermeiros registrados estavam empregados em hospitais médicos e cirúrgicos gerais privados em 2012. Em 2022, espera-se que o emprego em hospitais cresça e o emprego de enfermagem no setor aumente. A taxa de crescimento de emprego projetada para trabalho em hospitais é 16,6% para enfermeiros registrados. Conforme cresce a necessidade de enfermeiros e a pandemia se intensifica, o crescimento do setor também é alimentado por aposentadorias antecipadas. Espera-se que milhares de enfermeiros experientes se aposentem nos próximos anos e para evitar uma escassez de enfermagem, projeta-se que 1,1 milhão de novos enfermeiros serão necessários para substituir os aposentados.

Psiquiatria

Tanto a saúde mental como a física se tornarão uma prioridade crescente em 2022. As ocupações de saúde e as relacionadas à saúde, incluindo saúde mental, representam 7 das 30 ocupações que mais crescerão de 2020 a 2030, segundo o Bureau of Labor Statistics (BLS) do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Prevê-se que a assistência à saúde e a assistência social adicionem a maioria dos empregos de todos os setores: cerca de 3,3 milhões de empregos de 2020 a 2023. A Psiquiatria terá um dos maiores e mais contínuos crescimentos. E dentro do setor de saúde, o emprego no setor de serviços individuais e familiares deve aumentar rapidamente a uma taxa de crescimento anual de 3,3%.

Desenvolvimento de Software e Segurança de TI

Carreiras em crescimento entre os empregos estão nas ocupações de computação e matemática. Espera-se que a alta demanda por segurança de TI e desenvolvimento de software aumente à medida em que a prevalência do teletrabalho exija necessidade de novos produtos. As indústrias continuarão a depender da análise e da interpretação de grandes conjuntos de dados e outras formas de comunicação entre as equipes. As profissões que devem ter a maior necessidade são estatísticas, analistas de segurança da informação e cientistas de dados. Conforme a tecnologia avança, o crescimento continua nas indústrias de serviços profissionais, empresariais e científicos. Projetos de sistemas de computadores também terão aumento na demanda para ajudar a apoiar estas indústrias. A área pode ter um crescimento anual de emprego projetado de 2,1% de 2020 a 2030 juntamente aos serviços de consultoria de gestão, científica e técnica, que devem ter um aumento de 2% no crescimento. A robótica também terá uma grande área de crescimento à medida em que a fabricação e as vendas continuam migrando para a automação e a concorrência global se expande.

Sobre Mark Morais

Mark Morais é advogado de Imigração e proprietário da Mark Morais Law Firm, escritório americano responsável por processos jurídicos de vistos e green cards para os Estados Unidos.

Mark é o único advogado brasileiro-americano que já trabalhou nas 3 principais agências federais de imigração dos EUA (USCIS, CBP e ICE) desempenhando as funções de Promotor de Imigração, Oficial de Asilo Político e Policial Federal de imigração e Alfândega.

Mark Morais é formado em Direito e Administração de Empresas no Brasil e é Doutor em Jurisprudência nos Estados Unidos. Ele é licenciado para praticar Direito no Estado da Flórida e também na Capital Federal (District of Columbia).