BACK
Saúde

Morte de famosas levantam alerta sobre uso de emagrecedores

Recentemente, o uso de emagrecedores vem ganhando destaque na mídia por conta da ligação entre o uso indiscriminado de produtos para emagrecer e a morte de algumas mulheres famosas. Segundo os especialistas, a primeira confusão que ocorre ao fazer essa afirmação está relacionada à diferença básica que existente entre remédios, medicamentos e suplementos, o que faz com os consumidores coloquem tudo numa mesma classificação.

Enquanto os medicamentos são definidos como produtos industrializados usados para aliviar sintomas, os remédios, embora definidos como sinônimos, servem para fazer exatamente o oposto – eles curam. “O remédio é algo que remedia algo que está em desequilíbrio no nosso organismo. Pensando assim, podemos considerar o Sol com o remédio, por exemplo, assim como uma alimentação saudável ou uma noite de sono bem dormida”, afirma Joana Pompeo, que lidera a equipe Jô Pompeo na Top New, marca de suplementos alimentares.

Os suplementos não são considerados medicamentos – seu objetivo é suplementar, como o próprio nome diz, ou seja, dar ao organismo algo que está em falta. A suplementação é indicada para suprir as necessidades do organismo por vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para uma vida saudável. Segundo Joana, a suplementação costuma ser realizada de forma personalizada e o mais importante neste processo é procurar por marcas que oferecem produtos regulamentados. “O maior cuidado que as pessoas devem ter ao usar suplementos é procurar por marcas sérias e regulamentadas. Produtos seguros devem seguir todos os protocolos do Ministério da Saúde, além de serem oferecidos ao mercado com rótulos bem detalhados e sempre com o nome do técnico responsável por aquele item”, alerta Joana.

Click to continue reading

Quando o assunto são os suplementos termogênicos, usados para perda de peso, os cuidados, segundo Joana, devem ser os mesmos. “O suplemento alimentar termogênico é rico em substâncias bioativas que aceleram o metabolismo para contribuir com a perda de peso e da gordura corporal. As nossas fórmulas contêm, por exemplo, a Carnitina, que tem essa função”, cita Joana.

Em geral, todas as pessoas podem realizar a suplementação, sempre seguindo a indicação de um profissional de saúde. “Tudo que é usado sem equilíbrio pode comprometer a saúde, até o Sol ou a água a mais no organismo podem nos fazer mal. A dica é fazer um uso inteligente dos suplementos”, finaliza.

Sobre Joana Pompeo

Joana Pompeo é tecnóloga em Administração de Empresas e concilia trabalho e vida pessoal com a ajuda do marido à frente da equipe Jô Pompeo da Top New.

Estudante de Biomedicina, ela acumula em seu currículo diversas formações e experiências profissionais, inclusive algumas ligadas à sua formação em Piano.

Hoje, Joana divide seu tempo como empresária e professora particular de teclado e piano.