BACK
Política

Com picanha e sem celulares, Lula faz churrasco no Alvorada

Depois de uma semana marcada por turbulências políticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu um churrasco, na noite desta sexta-feira (26), com ministros e líderes do governo, no Palácio da Alvorada. No encontro, que teve picanha à vontade, os telefones celulares ficaram do lado de fora. Nas rodinhas de conversa, o assunto era a relação do governo com o Congresso.

Dos 37 ministros, nove compareceram. Quando receberam o convite, muitos já estavam longe de Brasília. Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não passaram pelo Alvorada. Marina disse não ter ido ao churrasco porque já tinha uma confraternização marcada antes, na casa do novo presidente do ICMbio, Mauro Pires.

Embora os percalços no Congresso não pudessem deixar de fazer parte das conversas, principalmente após uma comissão de deputados e senadores ter feito mudanças na configuração dos ministérios, Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, muitas vezes desviavam do tema. Argumentavam que a hora era de descontração e de jogar conversa fora.

Click to continue reading

Além de Pimenta, estiveram presentes à confraternização os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça), Anielle Franco (Igualdade Racial), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Luiz Marinho (Trabalho) e Margareth Menezes (Cultura).

Figuras do parlamento, como os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) também compareceram. Até ministros do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, participaram do churrasco.

*Com informações AE