BACK
Presidente do Uruguai critica Lula por defender regime de Maduro | O TEMPO
www.otempo.com.br

Presidente do Uruguai critica Lula por defender regime de Maduro | O TEMPO

Luis Lacalle Pou participou de cúpula da América do Sul, em Brasília, ao lado de outros nove presidentes e uma representante do Peru

Política

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, criticou as recentes falas do mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em defesa do regime do ditador venezuelano, Nicolás Maduro. Em reunião com outros 9 líderes de outros países da América do Sul e uma representante do Peru nesta terça-feira (30), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o uruguaio falou que ficou surpreendido com o mandatário brasileiro, anfitrião do encontro.

"Fiquei surpreendido quando se falou do que acontece na Venezuela, que é uma narrativa. Já sabem o que pensamos a respeito da Venezuela e ao governo da Venezuela. Se há tantos grupos no mundo que estão tratando de mediar para que a democracia seja plena na Venezuela, para que se respeite os direitos humanos para não haverem presos políticos, o pior que vamos fazer é tapar o sol com o dedo", criticou o uruguaio.

Na segunda-feira (29), o petista afirmou que Maduro precisa "construir uma narrativa” para rebater a má reputação de seu regime perante a comunidade internacional. Ele discursou no encontro bilateral entre os dois, no Palácio do Planalto.

Click to continue reading

“Se eu quiser vencer uma batalha, eu preciso construir uma narrativa para destruir o meu potencial inimigo. Você sabe a narrativa que se construiu contra a Venezuela, de antidemocracia e do autoritarismo”, disse.

Segundo o petista, o presidente da Venezuela precisa fazer com que as pessoas mudem de opinião com uma narrativa superior à de seus adversários.

“Eu vou em lugares que as pessoas nem sabem onde fica a Venezuela, mas sabe que a Venezuela tem problema na democracia. É preciso que você construa a sua narrativa e eu acho que, por tudo que conversamos, a sua narrativa vai ser infinitamente melhor do que a que eles têm contado contra você”.