Internacional
A censura anti direita
Paulo Figueiredo Filho just posted something!
Paulo Figueiredo Filho @realpfigueiredo
Sep 19, 2023 at 12:08pm
Youtube cancela comediante Russel Brand com base em acusações sexuais sem provas de mais uma década atrás
O YouTube suspendeu o ator e comediante Russell Brand de monetizar na plataforma na terça-feira, dias após várias mulheres o acusarem de agressão sexual ocorrida há mais de uma década, o que Brand chamou de "ataque coordenado".
O canal de Brand, com 6,6 milhões de inscritos, foi suspenso da monetização "após sérias alegações contra o criador", disse o YouTube.
A decisão da plataforma de mídia social, de propriedade da Google, significa que Brand não pode mais ganhar dinheiro com anúncios do YouTube em seus vídeos. Os outros canais menores de Brand, com várias centenas de milhares de inscritos, também foram suspensos da monetização. Não está claro quanto tempo as suspensões vão durar.
O YouTube disse que Brand foi suspenso por violar a "política de responsabilidade do criador" do YouTube.
"Se o comportamento de um criador fora da plataforma prejudica nossos usuários, funcionários ou ecossistema, tomamos medidas para proteger a comunidade", disse um porta-voz do YouTube.
Brand, 48, nega as alegações de agressão sexual feitas por quatro mulheres não identificadas e publicadas em uma investigação conjunta pelos veículos britânicos The Times, Sunday Times e Channel 4 no sábado. As mulheres fizeram suas alegações após os veículos as procurarem. As agressões supostamente ocorreram entre 2006 e 2013.
Uma das acusadoras alega que foi agredida sexualmente por Brand quando tinha 16 anos, a idade legal para consentimento no Reino Unido, durante um relacionamento com ele. Outra mulher alega que Brand a estuprou em Los Angeles em 2012.
Na segunda-feira, a polícia de Londres disse que recebeu uma nova denúncia de agressão sexual contra Brand, "supostamente ocorrida em Soho, no centro de Londres, em 2003".
Brand foi uma grande estrela de televisão e rádio na Grã-Bretanha no início dos anos 2000. Ele escreveu memórias se abrindo sobre suas lutas com drogas e álcool, e apareceu em vários filmes de Hollywood, incluindo "Forgetting Sarah Marshall". Brand também foi casado com a estrela pop Katy Perry entre 2010 e 2012.
Brand disse "eu nego absolutamente" o que ele descreveu como "alegações muito sérias" contra ele em um vídeo do YouTube em seu canal na sexta-feira.
"Como escrevi extensivamente em meus livros, eu fui muito, muito promíscuo. Agora, durante esse período de promiscuidade, os relacionamentos que tive foram absolutamente, sempre consensuais", disse Brand no vídeo. Brand acrescentou que as alegações o fazem "questionar, existe outra agenda em jogo, especialmente quando vimos ataques coordenados da mídia antes".
Brand também apresenta um programa no Rumble, uma plataforma de compartilhamento de vídeo que visa combater a cultura do cancelamento, onde seu canal tem 1,4 milhão de seguidores.
Ele continuou a se apresentar como comediante stand-up. A turnê atual de Brand incluiu um show para 2.000 pessoas em Londres no sábado. No entanto, os promotores disseram que o restante das datas de sua turnê de comédia, incluindo um show que estava marcado para terça-feira, foi adiado após as alegações.
O editor de Brand também supostamente pausou seu trabalho com ele. O editor deveria publicar o guia de Brand para superar o vício em dezembro.
Fonte: DailyWire.
----------
Comento:
----------
É claro que esse ataque é coordenado e tem a ver com as posições políticas de Russel mais próximas às da direita, ou melhor, anti-establishment.
Que mundo é esse onde alegações de 10, 20 anos sem absolutamente nenhuma prova são levadas a sério? Qualquer mulher pode destruir a vida de qualquer homem? É essa a sociedade na qual queremos viver?
Nos EUA (e me parece que no UK), talvez o aparelho estatal de perseguição política não esteja tão desenvolvido quanto o brasileiro, mas o método do Youtube é exatamente o mesmo de Lula/Xandão/Sleeping Giants: assassinato de reputação, cancelamento e asfixia financeira.
É por isso que, cada vez mais, criadores de conteúdo migram para plataformas como o Rumble (e aqui o Locals, que é uma subsidiária do Rumble), com uma política clara anti-cancelamento e com a possibilidade do apoio direto do público. Se o sujeito tem um número significativo de apoiadores, está praticamente imune a estes cancelamentos.
A propósito, você já é meu apoiador? Você pode garantir a continuidade e independênica do meu trabalho ao ponto de eu me tornar incancelável. Acesse: https://realpfigueiredo.locals.com/support