
www.otempo.com.br
‘Brasil e suas cores não podem ser sequestrados’, diz Gilmar Mendes sobre 7/9 | O TEMPO
Ministro do STF compartilhou uma foto do Zé Gotinha no desfile e fez críticas a Jair Bolsonaro
Política
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aproveitou o feriado do Dia da Independência para fazer uma declaração, nesta quinta-feira (7), pelas redes sociais. O juiz citou o ex-presidente Jair Bolsonaro e falou sobre a importância da data para os brasileiros. Para ele, o ex-mandatário “sequestrou” as cores do Brasil.
“Após tudo que se viu e viveu nos últimos tempos, o 7 de Setembro ganha novo significado. A data convida-nos a cuidar de nossa independência interna: o Brasil e suas cores não podem ser sequestrados por movimento político-ideológico nenhum. A data é de festa e motivo para pensarmos no nosso projeto de Nação; jamais poderia ser usada para incitar o ódio e promover a divisão do país (tudo financiado por setores que obviamente lucraram com isso)”, escreveu.
Gilmar também compartilhou uma foto do Zé Gotinha em cima de um carro de bombeiros, no desfile cívico-militar da Esplanada dos Ministérios. O evento contou com a presença da presidente do STF, a ministra Rosa Weber.
Grande parte do público presente na Esplanada para o desfile vestiu camisas da seleção brasileira com as cores verde e amarelo e com bandeiras do Brasil. O movimento retoma as cores em símbolo de patriotismo e reforça a intenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em despolitizar os tons.