BACK
Deficiência de biotina pode causar queda de cabelo; saiba em quais alimentos encontrá-la
noticias.r7.com

Deficiência de biotina pode causar queda de cabelo; saiba em quais alimentos encontrá-la

Também chamada de vitamina B7, ela atua no organismo na quebra de gorduras e carboidratos

Saúde

A biotina é um nutriente essencial para manter algumas funções do organismo. Também conhecida como vitamina B7, ela ajuda enzimas do nosso corpo a quebrar gorduras, carboidratos e proteínas presentes nos alimentos que ingerimos. Também tem uma função na regulação dos sinais enviados pelas células e na atividade dos genes. A deficiência de biotina é frequentemente percebida pela queda de cabeço, unhas quebradiças e erupções na pele. Veja a seguir os alimentos mais ricos em vitamina B7

O fígado bovino cozido é a principal fonte alimentícia de biotina. Segundo o Escritório de Suplementos Dietéticos dos EUA (ODS, na sigla em inglês), 85 g de bife de fígado fornecem 30,8 mcg (microgramas) de vitamina B7, o que equivale a 103% da ingestão diária necessária.

Em segundo lugar, vem o ovo. Uma unidade cozida tem 10 mcg de vitamina B7, ou 33% do valor diário recomendado.

Click to continue reading

Uma porção de 85 g de salmão tem 5 mcg de biotina, equivalente a 17% do valor diário, segundo o ODS.

A mesma porção de costeleta de porco fornece 3,8 mcg do nutriente, ou 13% da ingestão diária recomendada.

Para quem não come carne, é possível obter vitamina B7 de outras fontes, embora estas tenham menores quantidades. Meia xícara de batata doce cozida tem 2,4 mcg, 8% do valor diário.

Uma porção de 1/4 de xícara de amêndoas fornece 1,5 mcg de vitamina B7, ou 5% do sugerido pelo ODS.

Já o espinafre cozido (meia xícara) tem 0,5 mcg de biotina (2% do valor diário) .

Em alguns casos, a deficiência não consegue ser suprida somente com a alimentação, sendo necessário que a pessoa recorra a suplementos de biotina. Estes devem ser tomados sempre sob supervisão médica, mediante comprovação da deficiência, e em doses prescritas pelo profissional.

Indivíduos que tomam suplementos de biotina por longos períodos podem ter alterações de exames de sangue que dosam hormônios, como o TSH e o T4 livre, da glândula tireoide. Em alguns casos, os resultados podem ser falsamente baixos.