BACK
Fitch rebaixa nota de crédito dos EUA e derruba bolsas pelo mundo
www.metropoles.com

Fitch rebaixa nota de crédito dos EUA e derruba bolsas pelo mundo

Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira dos EUA, de “AAA" para "AA+". Principais bolsas do mundo caem

Opinião

A Fitch Ratings, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, rebaixou, na terça-feira (1º/8), a nota de crédito de longo prazo em moeda estrangeira dos Estados Unidos, de “AAA” para “AA+”, com perspectiva estável.

De acordo com a agência, é esperada uma deterioração fiscal na maior economia do mundo nos próximos três anos, além do aumento contínuo da dívida do governo.

“Na visão da Fitch, houve uma deterioração constante nos padrões de governança nos últimos 20 anos, inclusive em questões fiscais e de dívida, apesar do acordo bipartidário de junho para suspender o limite da dívida até janeiro de 2025”, afirmou a Fitch em seu comunicado.

Click to continue reading

“Esses fatores, juntamente com diversos choques econômicos, bem como cortes de impostos e novas iniciativas de gastos, contribuíram para aumentos sucessivos na dívida durante a última década”, prossegue a agência.

Segundo a nota da Fitch, “houve apenas progresso limitado na abordagem de desafios de médio prazo relacionados ao aumento dos custos da seguridade social e do Medicare devido ao envelhecimento da população”.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, afirmou que discorda da decisão da Fitch, que classificou como “arbitrária” e “baseada em dados desatualizados”.

Queda nas bolsas pelo mundo

Depois do rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Fitch, os índices das principais bolsas de valores pelo mundo operavam em baixa nesta quarta-feira (2/8), a começar pelos indicadores futuros do mercado americano.

Na Ásia, houve queda generalizada. Em Tóquio, o índice Nikkei recuou 2,3%. Em Seul, o Kospi fechou em baixa de 1,9%, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, teve perdas de 2,27%. As bolsas da China também operavam no negativo.

Na Europa, o índice Stoxx 600, das 600 maiores empresas europeias listadas em bolsas, operava com forte desvalorização.

Na bolsa de Londres ,o FTSE 100 recuava 1,77%, enquanto o DAX, de Frankfurt, caía 1,64%, e o CAC 40, em Paris, cedia 1,51%.

O que é uma agência de risco

As agências de classificação de risco são empresas privadas que avaliam a saúde financeira de países e, inclusive, de outras empresas. Com base em critérios como juros, dívida, capacidade fiscal e outros, as agências concedem uma nota de crédito, o chamado “rating”.

“As notas das agências de alguma forma refletem a capacidade tanto das empresas no crédito corporativo quanto dos países de honrarem o compromisso financeiro com seus credores”, afirmou Raphael Moses, professor do Coppead, escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista ao Metrópoles, em junho. “Teoricamente, quanto maior a nota, menor a probabilidade de o devedor dar calote ou ficar inadimplente”, diz Moses.

Além da Fitch, a S&P e a Moody’s completam a lista das principais agências de risco no mercado global. As três foram fundadas ainda no início do século passado e têm sede em Nova York (a Fitch tem sede dupla, em Nova York e Londres).