BACK
Opinião

Jornal francês critica Lula: ‘Decepção’

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, é capa do jornal francês Liberátion nesta sexta-feira, 23. Com o título “Lula, a decepção”, a reportagem alega que o petista é um “falso amigo do Ocidente”.

A crítica se dá pelos posicionamentos de Lula diante da guerra na Ucrânia. “O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, diz o jornal.

O convite a Nicolás Maduro para participar de uma reunião de presidentes da América do Sul em Brasília também foi alvo de críticas. A publicação questiona se Lula não tem conhecimento dos abusos cometidos na “República Bolivariana do Autoritarismo”.

Click to continue reading

O jornal ainda destacou que, no cenário internacional, Lula era esperado como um “messias”, mas não passou de uma miragem ou uma imagem embaçada.

Nem mesmo as dificuldades de articulação no Brasil com o Congresso passaram despercebidas. O jornal lembrou que o petista está com as “mãos atadas pelo Congresso”.

O brasileiro também foi criticado pelo excesso de viagens nesses primeiros meses do mandato. Lula foi classificado como “hiperativo diplomaticamente” pelos encontros com mais de 30 líderes.

Encontro de Lula com Macron

O brasileiro se encontrará hoje com o presidente Emmanuel Macron. No almoço, agendado para a residência oficial do francês, o petista deverá discutir “um acordo estratégico e relançar as relações bilaterais” com a União Europeia.

Lula também discursa na Cúpula do Novo Pacto Financeiro Global, organizado pela França. Hoje, o petista ainda deve se reunir com o presidente do Congo, Denis Sassou-Nguesso, e a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. À noite, o presidente brasileiro participará de um jantar oferecido pelo príncipe da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman al Saud.