BACK
Saúde

Câncer de Pele - Vamos Prevenir!

Dia 05 de Fevereiro é Dia do Dermatologista! E a sua pele? Você tem cuidado dela?

É notável que a cada ano sofremos mais com as altas temperaturas. Mas aí eu pergunto, será que estamos preparados para esse calor? Será que nossa pele está protegida?

De acordo com o a Sociedade Brasileira de Dermatologia – O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Click to continue reading

Segundo o Dermatologista Dr. Alexandre Filippo, “A principal causa é a exposição excessiva ao sol, mas existe também o fator genético e o tipo de pele associado ao Câncer”.

Devemos ficar atentos à nossa pele, qualquer sinal diferente do habitual, uma mancha que aumentou, modificou a cor, a forma, deve ser examinada pelo dermatologista.

Atenção para quem tem muitas pintas, ou aquele sinal que não para de crescer, faça o acompanhamento com o médico. E importante saber que o Câncer na fase inicial não tem sintoma, ou seja, é silencioso. Ele passa a apresentar algum sintoma na fase avançada.

Dr. Alexandre Filippo explica que “O melanoma é um câncer que pode matar, e necessita de um tratamento mais intenso, mas vai depender da fase em que este Câncer foi retirado. E se detectado na fase inicial, as chances de cura são de 100%”.

Precisamos adotar algo simples, usar o protetor solar mesmo em dias frios e nublados. E se tiver muito calor e sol quente, não esqueça de reaplicar o produto a cada uma hora, principalmente se estiver suando muito na praia ou na piscina.

A dica para quem pratica atividade física é procurar protetores específicos para esportistas. Existem roupas com proteção UV e também antioxidantes orais, considerados protetores solares orais.

Saiba mais sobre os Fotoprotetores orais:

http://portaldomelasma.com.br/conheca-os-beneficios-dos-fotoprotetores-orais/

Vamos ajudar a diminuir os casos de Câncer de Pele. E lembre-se que medidas simples podem fazer toda a diferença. Tenha sempre um protetor solar na bolsa, em casa, no trabalho e não se esqueça das crianças!

Não ao Câncer de Pele!

Por: Dani Christoffer

https://www.danichristoffer.com/blog/cancer-de-pele-vamos-prevenir/

https://www.instagram.com/danichristoffer/

Foto: Wagner Sander

Tags: cancer de pele, Pelé, Esporte, saúde, dermatologista, cuidado, proteção solar, danichristoffer, Fleekus