BACK
Saúde

Coração de Atleta!

Você já ouviu falar em coração de atleta? Mas será que existe mesmo? E qualquer pessoa pode ter um coração de atleta? Quem esclarece é o Cardiologista Dr. Abel Magalhães.

“Sim, coração de atleta existe. O treinamento físico predominantemente aeróbico, quando intenso e prolongado, gera adaptações cardíacas tanto estruturais como funcionais. Este remodelamento cardíaco, conhecido como “coração do atleta”, representa uma adaptação benigna que inclui o aumento do volume das câmaras cardíacas ventriculares e espessamento da parede ventricular. É um tipo benigno de hipertrofia cardíaca”. Explica o Dr. Abel.

O treinamento aeróbico pode causar aumento do coração, e segundo o Dr. Abel, essa situação é benigna, e não devemos confundir essa alteração com uma outra situação chamada de miocardiopatia hipertrófica.

Click to continue reading

Mas de uma coisa ele nos tranquilizou, o coração de atleta não se transforma em cardiopatia, ou seja, em doença do coração.

Existem alguns esportes que apresentam as alterações de maior magnitude no coração, são eles: remo, canoagem, ciclismo e natação.

Com a interrupção do treinamento, o efeito do destreino sobre a morfologia cardíaca mostra que tais alterações são reversíveis.

Então, se você pretende começar a praticar algum esporte, consulte um cardiologista, e realize, pelo menos, um eletrocardiograma.

Para quem já faz maratonas, é fisiculturista, ou pratica outros esportes de alto rendimento não se assuste se o médico disser que você tem um coração de atleta. Pelo contrário fique tranquilo, pois, assim como os músculos do seu corpo, o do seu coração também cresce, fica musculoso e forte.

Quando malhamos, praticamos atividade física, o coração também agradece.

Um beijo no seu coração! ❤

Por: Daniela Christoffer

https://www.instagram.com/danichristoffer/

Foto: Clube Barra Va'a

Tags: coração de atleta, Esporte, saúde, remo, canoagem, corrida, Ciclismo, Fleekus