BACK
Saúde

MANUAL PARA PERFORMANCE E PREVENÇÃO DE LESÕES

Quantas vezes se pratica esporte de alto rendimento sem o devido conhecimento da importância dos treinos na prevenção de lesões?

Essa questão levou o Prof. Dr. Alex Souto Maior, com vinte anos de experiência com alta performance e prevenção de lesões, a se dedicar na construção deste livro. Após dois anos de trabalho, saiu do forno o “MANUAL PARA PERFORMANCE E PREVENÇÃO DE LESÕES”.

O Livro/Manual foi feito com o objetivo de potencializar a carreira de profissionais da área da educação física, fisioterapia, medicina esportiva e também para instruir profissionais e estudantes da área de saúde, com as mais modernas técnicas, bases fisiológicas, metodológicas e biomecânicas, sobre alta performance e prevenção de lesões.

Click to continue reading

“Observei a necessidade de mostrar para o mercado da saúde a importância do treino para alta performance e prevenção de lesões, pois, muitas pessoas e profissionais não sabiam e não sabem distinguir a diferença entre treinos fitness e alta performance (completamente distintos).

Minha experiência acadêmica e prática com diversos atletas mostrou a necessidade de divulgar a importância metodológica, fisiológica e biomecânica, para potencializar o conhecimento de profissionais da área de alta performance e mostrar a importância do atleta performance e prevenção de lesões. O livro é muito focado nos profissionais que gostariam de compreender melhor esta área de atuação, que é tão complexa”. Explica o autor do livro, Dr. Alex Souto Maior.

Conheça um poucos dos 10 capítulos do livro:

· Capítulo 1 - Tem o objetivo de esclarecer dúvidas em relação a fisiopatologia das lesões e dores musculoesqueléticas e a utilização da termografia e creatina kinase, como método de diagnóstico de lesões e dores musculoesqueléticas.

· Capítulo 2 - Destacam-se as lesões medulares, consequentemente, são abordadas as avaliações neurológicas e neuromotora, o impacto das lesões medulares no sistema autonômico cardíaco e a relação lesão medular e esportes.

· Capítulo 3 - Serão discutidas as bases químicas, os mecanismos de ação e os efeitos cardiotóxicos dos esteroides anabólicos androgênicos.

· Capítulo 4 - Tem como objetivo descrever as bases fisiológicas e os mecanismos de prevenção de lesões da auto liberação miofascial.

· Capítulo 5 - Apresenta uma ampla discussão sobre a função dos músculos inspiratórios e a importância de treiná-los para melhora da performance.

· Capítulo 6 - Verifica-se a biomecânica dos saltos e suas contribuições para performance e prevenção de lesões.

· Capítulo 7 - Trata-se da importância de mensurar a força do quadríceps e dos isquisotibiais para realização do cálculo da razão isquiostibiais e quadríceps para prevenção de lesões de joelhos.

· Capítulo 8 - Discute-se a importância dos tornozelos para performance e prevenção de lesões. Assim, foi abordado desde anatomia dos tornozelos passando pela epidemiologia das lesões de tornozelos até a utilização dos exercícios resistidos na prevenção de lesões desta articulação.

· Capítulo 9 - Esclarece a importância da avaliação da força muscular através do teste manual de força muscular, teste de força por preensão manual, teste de força por tensiômetro de cabo, teste de repetição máxima, plataforma de força e dinamômetro isocinético.

· Capítulo 10 - São descritos os métodos mais importantes para controle da carga interna e externa do treinamento.

Vale ressaltar que todos os capítulos possuem basicamente referências primárias, ou seja, artigos científicos, conclui Dr. Alex Souto Maior.

“Corpo fraco não sustenta uma alma forte”- frase do Prof. Dr. Alex Souto Maior.

Como comprar o livro?

Serviço:

Pelo site : https://sun.eduzz.com/767794

ou pelo whatsapp da assessoria

(21) 99519-1775

Informações:

https://www.instagram.com/alexsoutomaior/

Por: Daniela Christoffer

https://www.instagram.com/danichristoffer/

Tags: perfomance, prevencao de lesoes, alexsoutomaior, fisiologista, medico do esporte, #livro, atletas, fisioterapeutas, educaçãofísica