BACK
Saúde

TPM, Um Tormento para as Mulheres!

TPM, um tormento para as mulheres!

No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Foi Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948 e celebrado desde 1950. O objetivo desta data é conscientizar sobre a importância da saúde e alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.

E para falar sobre saúde, eu hoje escolhi um assunto bem feminino, mas que afeta os homens também. Um problema que somente nós mulheres temos, a TPM. Para muitos parece bobagem, mas quem sofre de Tensão Pré-Menstrual, sabe o que acontece e que pode ter consequências graves.

Click to continue reading

Estudos mostram que cerca de 80% das mulheres, em geral, apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual e em 52% delas os sintomas interferem muito no humor, no comportamento e no organismo.

Mas será que esse conjunto de sistemas físicos, psicológicos e emocionais, que ataca as mulheres neste período, pode ser amenizado com a prática de atividade física?

Foi então que procurei a Ginecologista e Obstetra, Dra. Josele Rodrigues de Freitas.

Segundo a Dra. Josele, a TPM em algumas mulheres é muito intensa, o que pode provocar um grave desconforto devido a uma alteração hormonal característica desta fase. Ela explica que neste momento ocorre uma retenção hídrica pelo organismo, podendo fazer a mulher engordar até dois quilos ou mais.

Por isso a gente fica inchada. Mas assim que a menstruação desce, tudo volta ao normal, ufa, ainda bem.

Ainda segundo a Dra. a prática de esporte pode ajudar todas as mulheres em qualquer hora da TPM. Tanto na cólica menstrual, quanto no período pré-menstrual e na retenção de líquido. O importante é a mulher procurar o esporte que mais gosta.

Caminhar, correr, nadar, fazer musculação, pedalar, não existe contra indicação. O ideal é fazer com prazer e isso pode sim ajudar a amenizar a intensidade da TPM.

Eu como sei bem o que é isso, descobri umas dicas muito legais de como reduzir os sintomas da TPM.

Comer alimentos ricos em cálcio que ajudam a reduzir as variações de humor e a diminuir o inchaço. Como por exemplo: Semente de gergelim, de linhaça, sardinha, laranja, salsa, rúcula, manjericão, couve, leite de soja, feijão carioca, espinafre, brócolis e amêndoas.

Diminuir o consumo de sal que aumenta na retenção de água pelo organismo;

Fazer exercícios aeróbicos que ajudam a reduzir as cólicas;

Fazer acupuntura, yoga, meditação e/ou massagem que ajudam no combate ao stress;

Praticar qualquer esporte que goste muito;

Ter em média 8 horas de sono diárias.

Espero que tenham gostado das dicas. Depois me conte da sua TPM. A minha, a corrida ajudou bastante, e você? O que te ajuda nessa fase?

Um beijo e boa saúde!

Tags: tpm, diamundialdasaude, Esporte, saúde, Jornalismo, mulher, saudedamulher, Fleekus, danichristoffer