BACK
Deltan Dallagnol depõe à Polícia Federal nesta segunda (5) | O TEMPO
www.otempo.com.br

Deltan Dallagnol depõe à Polícia Federal nesta segunda (5) | O TEMPO

O ex-procurador virou alvo como investigado por conta de declarações que colocam em xeque a decisão da Justiça Eleitoral que cassou seu mandato como deputado federal

Política

O deputado federal Deltan Dallagon (Podemos-PR) irá depor nesta segunda-feira (5), na condição de investigado, após ter feito falas que colocam em xeque a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar seu mandato. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Deltan afirmou que a decisão que cassou seu mandato foi “combinada”.

A decisão foi tomada pelo TSE em 16 de maio, por unanimidade e com base na Lei da Ficha Limpa. Os ministros entenderam que o ex-procurador se afastou do cargo para evitar sofrer um processo administrativo disciplinar.

Deltan acompanhava uma sessão da Câmara dos Deputados na quarta-feira (30) quando foi, segundo ele, surpreendido pelo documento que notificava a realização da oitiva. O documento não fazia menção nem explicava em qual investigação ele iria depor, nem se seria ouvido como investigado ou como testemunha.

Click to continue reading

O depoimento seria realizado na última sexta-feira (2), mas foi adiado para esta segunda após o pedido de sua defesa, que defesa, que alega que só teve acesso às informações do processo pouco antes do horário marcado.

Além do depoimento, Deltan tenta se manter no cargo de deputado federal pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados do ex-procurador entraram com uma ação pedindo a suspensão da decisão do TSE que anulou o registro de candidatura de Deltan. A intenção é que ele continue como deputado federal enquanto puder apresentar recursos contra sua cassação, ou seja, enquanto não houver uma decisão definitiva. O relator será o ministro Dias Toffoli.