Opinião
O que é normal?
O filósofo Michel Foucault (1926-1984) falava do conceito de normalidade.
Poderíamos dizer que “normal” é o que temos de fazer. É o comportamento que uma sociedade considera correto. Mas o que aqui é normal, talvez não seja em outro país; o que achamos normal, talvez não fosse há dez anos atrás, e talvez não seja no ano que vem.
Foucault era homossexual. Na época dele, a homossexualidade era considerada anormal. A exclusão social que ele sofreu, o fez pôr todo o talento dele a serviço de uma causa que é mais atual do que nunca: a confusão entre o que é normal e o que é correto. Afinal, quem determina os limites da normalidade?
Segundo ele, a normalidade implica uma relação de poder. O poder classifica, ordena, controla. Decide o que é correto a cada momento. Quem sai dessa norma passa a ser estranho.
A ideia de que as coisas que fazemos têm de ser aceitas pelos outros, faz com que muita gente esconda suas verdadeiras características.
Vocês que desejam estar no grupo dos “normais”, que não querem se sentir diferentes, presta mais atenção, afinal, será que esse é, realmente, o melhor caminho?
Não me considero normal, aliás, deve ser muito chata, enfadonha e monótona essa tal normalidade.
Tags: #normal, #foucault, comportamento, #filosofando, #borapensar, #vidal