BACK
Conservador Boris Johnson tem vitória esmagadora nas eleições: o que isso significa para o Brexit?
www.infomoney.com.br

Conservador Boris Johnson tem vitória esmagadora nas eleições: o que isso significa para o Brexit?

Resultado abre caminho para o Brexit acontecer em 31 de janeiro, mas transição mantém incertezas sobre as relações futuras

Internacional

SÃO PAULO – Apesar da tensão dos últimos dias, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, conseguiu uma vitória maiúscula nas eleições, com o Partido Conservador garantindo seu melhor resultado desde 1987, na era Margaret Thatcher.

Os conservadores conseguiram 364 das 650 cadeiras no novo Parlamento, o que representa uma maioria de 78 na Câmara dos Comuns. O resultado foi ainda melhor do que indicavam as pesquisas antes do pleito, e a tendência agora é de um caminho “tranquilo” para que o Brexit finalmente aconteça.

Nas comemorações da vitória no centro de Londres, Johnson disse que o país deixará a União Europeia em 31 de janeiro.

Click to continue reading

Esta eleição foi antecipada – deveria ocorrer apenas em 2022 – para encerrar o longo impasse que toma conta do Parlamento para aprovar o acordo do Brexit. Agora, diferente do que aconteceu no governo anterior de Theresa May, Johnson tem força para levar seu plano adiante.

“[a vitória] Nos dá agora, neste novo governo, a chance de respeitar a vontade democrática do povo britânico, de mudar este país para melhor e de liberar o potencial de todo o povo deste país”, afirmou Johnson.

O líder trabalhista, Jeremy Corbyn, declarou, ainda antes do resultado final, que “esta foi uma noite muito decepcionante”. “Mas quero dizer que, na campanha eleitoral, apresentamos um programa de esperança, de unidade e um programa que ajudaria a corrigir os erros, as injustiças e as desigualdades existentes neste país”, acrescentou em discurso.

Corbyn salientou que a questão do Brexit transformou-se em um debate dividido e polarizado, tendo substituído o debate político normal. “Reconheço que isso contribuiu para os resultados que o Partido Trabalhista registrou esta noite em todo o país”, completou ele, que ainda avisou que não será o líder do partido nas próximas eleições.

Caminho aberto para o Brexit

Analistas apontam que o resultado desta eleição reduz bastante o risco do chamado Brexit sem acordo, que seria a saída do Reino Unido da UE sem que fosse aprovados termos sobre as relações futuras entre os dois blocos...

Tags: Boris Johnson, Reino Unido, Brexit, Theresa May, Londres