BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Internacional

Governo chileno impõe lockdown em Santiago

Anúncio provocou corrida aos supermercados, o que causou aglomerações; medida vale para toda a região metropolitana da capital.

O governo do Chile anunciou nesta quarta-feira (13/05) que vai impor “quarentena total”, ou seja, o lockdown – quando há uma interrupção quase total das atividades – na região metropolitana da capital Santiago. O anúncio provocou uma corrida aos supermercados, o que gerou aglomerações.

A medida é em consequência do aumento vertiginoso dos casos de coronavírus no país. O governo já começava a discutir uma eventual flexibilização do isolamento imposto no país, mas precisou voltar atrás.

Clique para continuar lendo

Em um período de 24 horas entre terça (12/05) e hoje, o Chile registrou 2.660 novos infectados, um recorde para o país, que já tem 34.381 casos no total, com 346 mortes.

No total, a medida afetará 42% da população total do Chile – cerca de 8 milhões de habitantes.

Segundo a subsecretária do Ministério da Saúde do Chile Paula Daza, “em zonas com quarentena, as pessoas não poderão sair de suas casas, exceto em casos muito pontuais”. “É importante destacar que as permissões para tal são mais estritas e [pedimos] que sejam solicitadas de forma excepcional”, disse. Será preciso ter autorização para ir ao mercado, por exemplo.