BACK
Internacional

Indígenas Misak derrubam estátua de colonizador espanhol no centro de Bogotá

Um grupo de indígenas Misak derrubaram na madrugada desta sexta-feira (07/05) a estátua do colonizador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada que ficava localizado em frente à Universidade do Rosário, no centro de Bogotá, na Colômbia.

“Hoje, os povos indígenas recuperam mais um de nossos espaços sagrados que foram violados, perpetrados e desapropriados pelos pistoleiros da ‘conquista e da colônia espanhola’”, informou o Movimento de Autoridades Indígenas do Sul do Ocidente (AISO), que reivindicou a ação, nas redes sociais.

Com a estátua no chão, os indígenas comemoraram tocando tambores e flautas ao redor, em forma de protesto contra os símbolos que representam a conquista espanhola. “Derrubamos Gonzalo Jiménez de Quesada, que foi historicamente o maior massacrador, torturador, ladrão e violador de nossas mulheres e de nossos filhos”, declararam o grupo.

Click to continue reading

Segundo os indígenas, as famílias da elite colombiana descendem de colonizadores como Quesada que “continuam reproduzindo problemas que continuamos a sofrer: assassinatos, corrupção e roubos". "A prova disso é a Reforma Tributária apresentada há poucos dias pelo governo, e que foi derrubada nos últimos dias pelos povos unidos nas mobilizações”, afirmaram.

Na declaração, o grupo destaca "mês das mães" e lamenta por aquelas que perderam os filhos em todos os territórios e as “que têm caído por causa de uma guerra fratricida que nos impuseram", que, no entanto, "devemos enfrentar juntos”.

“Apelamos ao país a não perder a esperança, a partir de agora iremos reescrever a nossa história, o povo colombiano compreenderá e reconhecerá as histórias de vida e resistência dos nossos povos perante às injustiças históricas a que fomos submetidos”, declarou o AISO.

O movimento termina a declaração dizendo que vão semear paz, motivo pelo qual todos os povos, indígenas, negros, camponeses e comunidades urbanas, devem continuar caminhando.