BACK
Após 7 horas de protesto, população obriga polícia a soltar migrantes presos na Escócia
operamundi.uol.com.br

Após 7 horas de protesto, população obriga polícia a soltar migrantes presos na Escócia

Centenas de pessoas se reuniram em torno da viatura impedindo a detenção de dois homens; 'devolvam meus vizinhos', gritavam os manifestantes

Internacional

A população da região sul da cidade de Glasgow, na Escócia, conseguiu libertar dois migrantes indianos que haviam sido detidos pela polícia local nesta quinta-feira (13/05).

Por volta de 9 horas da manhã (5h no horário de Brasília) os agentes de segurança realizaram a detenção e colocaram os indianos dentro de uma van na rua Kenmure Street. Um ativista da Rede Sem Despejos chegou ao local e se colocou embaixo do veículo para impedir que a polícia levasse os homens.

O ato chamou atenção dos moradores e acabou reunindo centenas de pessoas em torno do veículo para protestar contra a ação policial. "Refugiados são bem-vindos aqui" e "devolvam meus vizinhos" eram algumas palavras de ordem entoadas pelos manifestantes.

Click to continue reading

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, o ativista que permaneceu durante horas embaixo da van, que preferiu não ser identificado, disse que a única maneira de aquela cena ter se encerrado era com a libertação “de nossos vizinhos”.

“Simplesmente havia gente demais parada na rua para que a polícia os levasse. A estratégia funciona e queremos que o mundo entenda que foram as pessoas nas ruas que conquistaram essa vitória, não os políticos”, declarou.

Ele também explicou que a polícia da Escócia trouxe reforços, cavalos, equipamento anti-motim. “Isso só mostra como essas políticas de 'ambiente hostil' começam a criminalizar os migrantes, mas rapidamente atropelam qualquer um que esteja no caminho do governo”.