
operamundi.uol.com.br
Em telefonema, Biden diz a Netanyahu que EUA apoiam cessar-fogo de Israel a Gaza
Em comunicado, o presidente norte-americano 'reiterou seu firme apoio ao direito de Israel de se defender'; 212 pessoas já morreram, incluindo 61 crianças
Internacional
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, telefonou na tarde desta segunda-feira (17/05) para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e expressou seu apoio a um cessar-fogo nos ataques israelenses contra a Faixa de Gaza.
Na conversa, Biden não chegou a exigir o fim imediato dos ataques aéreos israelenses e de foguetes do Hamas, em um conflito que já matou mais de 200 pessoas, a maioria delas palestinas. O presidente norte-americano, em comunicado oficial, "encorajou Israel a fazer todos os esforços para garantir a proteção de civis inocentes", informou a Casa Branca.
De acordo com o comunicado, o democrata "reiterou seu firme apoio ao direito de Israel de se defender contra ataques indiscriminados com foguetes" e "saudou os esforços para lidar com a violência intercomunitária e trazer calma a Jerusalém".
O líder norte-americano e o premiê de Israel debateram "o envolvimento dos EUA com o Egito e outros parceiros" na região para ajudar a diminuir as tensões.
Nos últimos dias, o Conselho de Segurança da ONU debateu uma terceira proposta de resolução do conflito na fronteira entre Israel e Palestina, enviada pela China, Tunísia e Noruega. Todos os textos apresentados até o momento foram negados por voto contrário dos Estados Unidos.