BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Presidente da Argentina pede fim do bloqueio econômico contra Cuba e Venezuela
operamundi.uol.com.br

Presidente da Argentina pede fim do bloqueio econômico contra Cuba e Venezuela

Alberto Fernández afirmou que o embargo causa danos 'incalculáveis' e defendeu a soberania do povo de cada país para tomar decisões

Internacional

O presidente argentino Alberto Fernández pediu nesta segunda-feira (12/07) fim aos bloqueios econômicos, impostos pelos Estados Unidos (EUA) de forma unilateral, contra Cuba e Venezuela, afirmando que estão causando danos "incalculáveis" aos países.

"Não há nada mais desumano em uma pandemia do que bloquear economicamente um país", disse Fernández.

Em entrevista ao veículo da Argentina Rádio 10, o mandatário afirmou que “se realmente nos importamos tanto com a vida dos venezuelanos", vamos "acabar com os bloqueios e então os venezuelanos decidirão que tipo de governo querem”.

Click to continue reading

Sobre Cuba, Fernández disse o mesmo: "todas essas coisas devem ser resolvidas pela população". "Não sou eu quem deve dizer ao povo o que fazer; nem a Argentina, nem qualquer outro país do mundo", disse ele.

Segundo o argentino, nas últimas cúpulas do G20, afirmou que os bloqueios no mundo devem acabar, porque "quando bloqueiam um país bloqueiam uma sociedade, e isso é o menos humanitário que existe”.

Tanto Cuba quanto a Venezuela vivem um bloqueio econômico e político há anos. A ilha caribenha começou a sofrer as primeiras retaliações por parte do governo norte-americano desde os anos 1960, e a Venezuela desde 2015, no governo Barack Obama.