BACK
Cochilar durante o dia preserva a saúde do cérebro e previne contra demência - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Cochilar durante o dia preserva a saúde do cérebro e previne contra demência - Só Notícia Boa

Achar um tempinho para cochilar durante o dia ajuda a manter a saúde do cérebro e ainda diminui o risco de demência. Uma pesquisa feita na Inglaterra descobriu que a diferença no volume cerebral entre pessoas que cochilam e as que não cochilam, foi equivalente a 2,5 a 6,5 anos de envelhecimento. Pesquisas anteriores já […]

Social & Lifestyle

Achar um tempinho para cochilar durante o dia ajuda a manter a saúde do cérebro e ainda diminui o risco de demência. Uma pesquisa feita na Inglaterra descobriu que a diferença no volume cerebral entre pessoas que cochilam e as que não cochilam, foi equivalente a 2,5 a 6,5 anos de envelhecimento.

Pesquisas anteriores já mostraram que tirar um soninho traz benefícios cognitivos, mas a novidade está na relação causal entre a soneca durante o dia e a saúde do nosso cérebro. Bora cochilar galera!

A pesquisa é da University College London (UCL) em conjunto com pesquisadores da Universidade da República do Uruguai e associou o cochilo de tarde com diversos benefícios.

Click to continue reading

Só mais 5 minutinhos

Publicado em uma revista científica que só aceita estudos sobre o sono, a Sleep Health, o estudo encontrou notícias boas para aqueles que gostam de dar uma cochiladinha no período da tarde.

Foram 378 mil participantes, que tiveram seus dados analisados a partir do banco de dados UK Biobank.

“Nossas descobertas sugerem que, para algumas pessoas, cochilos curtos durante o dia podem ser uma parte do quebra-cabeça que pode ajudar a preservar a saúde do cérebro à medida que envelhecemos”, disse a autora principal do estudo Victoria Garfield e pesquisadora da UCL.

Como descobriram

Utilizando a randomização mendeliana, os pesquisadores analisaram 97 trechos de DNA que determinam a probabilidade das pessoas de cochilar habitualmente.

Usando essas análises, os profissionais compararam medidas de saúde cerebral e cognição de pessoas geneticamente “programadas” para tirar uma soneca com outros participantes que não tinham essas variantes.

No geral, o resultado apontou que pessoas com essa predisposição tinham um volume cerebral total muito maior, o que favorece a saúde e afasta o risco de demência.

“Ao observar os genes definidos no nascimento, a randomização mendeliana evita fatores de confusão que ocorrem ao longo da vida e que podem influenciar as associações entre cochilos e resultados de saúde. Nosso estudo aponta para uma ligação causal entre cochilos habituais e maior volume total do cérebro”, disse Valentina Paz, doutoranda na Universidade da República do Uruguai.

Victoria e os outros pesquisadores usaram dados genéticos e exames de ressonância magnética dos participantes para chegarem aos resultados.

Limitações

O estudo, além de encontrar que cochilar durante o dia melhora a saúde do cérebro, também se deparou com algumas limitações em sua própria metodologia.

Todos os participantes que foram observadores eram de ascendência europeia branca, logo, os resultados não podem ser generalizados para outras etnias.

Com informações de University College London

https://www.ucl.ac.uk/news/2023/jun/regular-napping-linked-larger-brain-volume