BACK
General aposentado Petr Pavel eleito presidente da República Tcheca - ISTOÉ DINHEIRO
www.istoedinheiro.com.br

General aposentado Petr Pavel eleito presidente da República Tcheca - ISTOÉ DINHEIRO

O general aposentado Petr Pavel venceu o segundo turno da eleição presidencial na República Tcheca ao superar o ex-primeiro-ministro bilionário Andrej Babis, de acordo com os resultados parciais divulgados neste sábado. Pavel, um ex-paraquedista, tem 56,76% dos votos e Babis 43,23%, após a apuração de 85% das urnas, anunciou a Agência de Estatísticas da República […]

Internacional

O general aposentado Petr Pavel venceu o segundo turno da eleição presidencial na República Tcheca ao superar o ex-primeiro-ministro bilionário Andrej Babis, de acordo com os resultados parciais divulgados neste sábado.

Pavel, um ex-paraquedista, tem 56,76% dos votos e Babis 43,23%, após a apuração de 85% das urnas, anunciou a Agência de Estatísticas da República Tcheca.

A taxa de participação foi muito elevada, com o comparecimento de 70% dos eleitores, em um país de regime parlamentar e no qual o chefe de Estado tem um papel essencialmente cerimonial.

Click to continue reading

Pavel, 61 anos, triunfou após uma campanha muito agressiva, marcada por controvérsias e inclusive ameaças de morte.

A conjuntura econômica e política é particularmente delicada neste país de 10,5 milhões de habitantes, que integra a União Europeia (UE) e a Otan.

Além da inflação em níveis recordes, o país enfrenta um elevado déficit público, vinculado com a guerra na Ucrânia.

Pavel sucederá Milos Zeman, um político polêmico, que é conhecido por sua franqueza e que tinha vínculos estreitos com a Rússia, antes de mudar de posição após a invasão da Ucrânia.

Ao votar na sexta-feira, Pavel afirmo que desejava um presidente “digno” para o país.